Pular para o conteúdo
Início » Veja se o pagamento do 14º salário do INSS foi aprovado!

Veja se o pagamento do 14º salário do INSS foi aprovado!

  • por

Recentemente, a Câmara dos Deputados esteve muito perto de aprovar um projeto de lei que autoriza o 14º salário do INSS aos aposentados e pensionistas do INSS.

O PL nº 4.367, proposto pelo deputado Pompeo de Matos (PDT-RS) em 2020, recebeu parecer favorável da última comissão da Câmara de Comércio no final de junho, que deixou a proposta pronta para análise do Senado.

Entenda melhor o 14º salário do INSS

Uma reversão trouxe o progresso do projeto quase de volta para onde estava. Por decisão do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), o texto foi redistribuído para análise de novas comissões, inclusive as que foram aprovadas ao longo do ano.

Não houve novos movimentos desde 21 de junho, e o projeto ainda aguarda uma comissão interina do conselho para analisá-lo novamente.

No entanto, os parlamentares adiaram a partir de 15 de julho e só retornam na primeira semana de agosto, o que deve atrasar ainda mais o processamento das propostas.

Nas últimas semanas de trabalho, os parlamentares se concentraram em aprovar os benefícios do PEC, elevando o Auxílio Brasil para 600 reais até o final do ano, valorizando o Vale do Gás e gerando benefícios para caminhoneiros e taxistas.

Com essa mudança, é difícil prever que o 14º salário do INSS será pago em 2022. Isso porque, até o momento, o texto não prevê o impacto que o pagamento adicional do imposto terá sobre esse grupo de segurados, nem informa onde o dinheiro será pago.

Entre abril e junho, o INSS espera pagar os 31 milhões de aposentados e pensionistas da agência. O valor do repasse das duas parcelas da décima terceira parcela foi de 56,7 bilhões de reais.

Isso significa que, se o 14º salário do INSS aprovado no final do ano, a proposta resultaria em gastos semelhantes não previstos no orçamento da União e em 2023 após o reajuste do salário mínimo e dos tetos de aposentadorias e pensões no próximo ano.

14° salário do INSS será distribuído quando?

O texto do projeto indica que a proposta do 14º salário do INSS deve ser aprovada pelo Congresso Nacional para definir um cronograma exato para o próximo ano. Entretanto, afirma que o subsídio extra deve ser pago até dezembro de 2023.

O salário do 14º salário do INSS é passível de interpretação. Mantido o texto como está, o pagador determina duas parcelas de até um salário mínimo, ou R$ 1.212.

O PL estabelece que aposentados e pensionistas que receberam o 13º salário durante os dois primeiros anos da doença — 2020 e 2021 — têm direito a auxílios extras do INSS. Mais de 30 milhões de segurados estão neste grupo. Além disso, essas mesmas pessoas poderão receber o 14º salário do INSS, de acordo com o PL.

Nos termos do artigo 40 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, os segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social recebiam abono anual equivalente a até dois salários mínimos.

Os pensionistas ou aposentados que auferem o salário mínimo recebe um subsídio anual de igual valor do 14º salário do INSS.

Quem tem benefício de pensão ou aposentadoria superior a um salário mínimo recebe um salário mínimo mais um percentual da diferença entre o salário mínimo e o benefício previdenciário máximo. Esse benefício não pode ultrapassar dois salários mínimos.

LEIA TAMBÉM:

14º salário do INSS pode sair

Em setembro de 2017 e novembro do mesmo ano, foi aprovada a 14ª minuta da Comissão de Segurança Social e Família. No entanto, a proposta ficou paralisada na Câmara dos Deputados; seu texto foi recebido pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania em março de 2018. No início de junho daquele mesmo ano, o deputado Ricardo Silva — também conhecido como Ricard Silva — que era o relator da comissão, avaliou positivamente a proposta.

Ao submeter a proposta diretamente ao Senado sem passar pelo plenário da Câmara, a proposta foi rapidamente aprovada. Isso porque a proposta já havia sido minuciosamente examinada e aprovada por cada comissão específica.

Em 14 de junho, o deputado Tiago Mitraud, do Estado de Novo Minas Gerais, apresentou pedido de inclusão da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso à ordem de projetos anexos. A Diretoria da Câmara deferiu o pedido, e Arthur Lira – presidente da Câmara – decidiu redistribuir o projeto para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, bem como para a Comissão de Finanças e Tributação.

O projeto do 14º salário do INSS já foi analisado por duas comissões adicionais. Ele precisará ser aprovado por cada um desses três comitês novamente. Isso retardará ainda mais o andamento do projeto, uma vez que o Conselho de Administração deve criar um comitê especial temporário para processar o projeto.


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.