Pular para o conteúdo
Início » Vai investir em bitcoins e criptomoedas? Confira como fazer com segurança

Vai investir em bitcoins e criptomoedas? Confira como fazer com segurança

Veja uma estratégia de investimento em bitcoins e criptomoedas para as pessoas que desejam investir nesse mercado sem correr risco de custos.

Atualmente, um ataque cibernético sofrido pela Colonial Pipeline, empresa que gerencia oleodutos nos Estados Unidos, chamou a atenção do mercado financeiro. O principal motivo: os hackers pediram o pagamento do resgate em bitcoin, e o FBI conseguiu resgatar parte das criptomoedas.

Mas, então elas não seriam irrastreáveis? Será que é realmente seguro investir na moeda? As transações realizadas em bitcoin são registradas no conhecido blockchain, um sistema que funciona como um gigante banco de dados.

É uma troca de informações que não pode ser mudado, revisadas ou modificada, o que garante uma forma segura e clara de manter um registro confirmado em tempo real das movimentações. Podem ser sim rastreadas pelas autoridades os pagamentos para detectar atividades criminosas.

Veja também:

O que é criptomoeda?

As criptomoedas são ativos digitais em que seu funcionamento não depende um coordenador central, isto é, não dependem de bancos, governos e empresas. Com essas moedas virtuais podem ser comprados bem e serviços, ou feita transações entre os participantes da rede, sem ser necessário censura ou intervenção. 

Veja a diferença entre o dinheiro do governo e as moedas virtuais.

Uma média de 95% das moedas virtuais armazenam suas transações no blockchain, o banco de dados compartilhado. Esse armazenamento oferece transparência e segurança.  ao sistema, visto que toda movimentação é realizada de forma pública e auditável.

As criptomoedas também contam com outra característica importante que é o uso da criptografia, que bloqueia a movimentação não autorizada nos valores que cada carteira digital contém.

Por fim, é preciso entender que não existe nenhuma fórmula pre-determinada que assegure o valor das moedas digitais. Os responsáveis pela compra e venda dos ativos é quem determinam o preço em cada troca, ou seja, as corretoras das moedas. Como exemplo de criptomoedas conhecidas no mercado, podemos citar o Ethereum, Bitcoin, Litecoin e Ripple.

O que é Bitcoin e criptomoedas?

A primeira e mais conhecida criptomoeda é o Bitcoin, portanto, existem muitas outras em circulação. Essas moedas virtuais têm como principal função realizar transferências de valor de um jeito rápido, seguro e sem intervenção.

As pessoas que desejarem podem fazer parte dessa rede, podendo validar transações, fazer transferências, e até guardar Bitcoin, ou seja, custear de forma independente.

O Bitcoin é um bem digital, é uma criptomoeda que só existe dentro de um banco de dados compartilhado. Por conta da criptografia é que o termo cripto é usado, os algoritmos que são responsáveis pela segurança de todas as transações.

Veja as vantagens das criptomoedas ante o dinheiro tradicional:

As criptomoedas tem ofertas ilimitadas e determinadas previamente;

As criptomoedas são transferíveis facilmente e auditável por todos os participantes;

As criptomoedas não podem ser falsificadas, ou ter suas transações censuradas.

O que é criptomoeda e como funciona?

É necessário que os ativos digitais apresentem as seguintes características para serem consideradas criptomoedas:

Criptografada

Usada no hash, os dados sequenciados armazenados no blockchain, o livro registro das transações, e ser responsável pela assinatura digital, além da autorização para fazer a movimentação de determinada carteira de criptomoedas.

Descentralizada

A forma de funcionamento da rede deve ser autônoma, suportada pelas pessoas que usam o software em seus próprios computadores, sem a necessidade de depender de um serviço central.

Irreversível

Depois de um total de números de confirmações dos validadores ou mineradores, deve ser cimentada a transação na rede.

Não-censurável

O registro histórico deve ser validado por qualquer pessoa e por conta própria, também é necessário transmitir uma solicitação de transferência sem a necessidade de censura.

Os endereços das criptomoedas são virtuais, que não podem ser distribuídos de forma direta a uma pessoa ou empresa. Portanto, isso não significa que as moedas e os Bitcoin virtuais sejam anônimas.

O blockchain é uma das tecnologias que atua no mercado das criptomoedas, sendo que ele  é essencial para garantir que uma mesma moeda usada mais de uma vez, conhecido como “problema do gasto duplo”. Todos os participantes têm suas informações armazenadas, em ordem cronológica, o que possibilita o rastreamento de cada moeda virtual desde que foi criada.

Essa tecnologia se destaca pela facilidade na validação do hash, o algoritmo que junta o bloco atual à sequência de dados preexistente. Por outro lado, encontrar a solução para cada bloco novo é bem mais complicado.

O incentivo de fraude é eliminado por essas regras do mecanismo de validação, visto que, as transações não-autorizadas são detectadas facilmente pelos participantes da rede.

Corretoras de criptomoedas no Brasil

A livre negociação das criptomoedas são permitidas entre os seus usuários, um modelo conhecido como peer-to-peer, ou ponto-a-ponto. Para que as transações sejam ainda mais seguras, apareceu a figura das exchanges, parecidas com as corretoras comuns.

De forma parecida às bolsas de valores, as exchanges organizam um mercado para realização de negociação de moedas digitais. Vendedores e compradores precisam inserir no sistema uma ordem estabelecendo a quantidade total e o valor unitário que será negociado.

Os preços e quantidades de transações são determinadas única e exclusivamente pela oferta e demanda dos clientes, sem interferência da corretora nesse processo.

Como comprar criptomoedas

A primeira coisa que você deve fazer para poder começar a comprar criptomoedas, como o Bitcoin, é fazer o seu cadastro na plataforma.

Após o cadastramento, é necessário depositar o dinheiro na conta da corretora para poder realizar uma ordem de compra da moeda virtual que desejar.

O processo é semelhante ao de uma corretora de valores comum. Inclusive, usam os mesmos padrões de segurança e práticas usadas para prevenir atos como a lavagem de dinheiro.

No Brasil o mercado de Bitcoin é líder absoluto, tanto em volume negociado, quanto em número de clientes. Além do mais, temos um histórico de funcionamento ininterrupto desde o ano de 2013, sem nenhum registro de perda de valores de clientes.


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.