Zox na Mídia

Criptomoeda

Conheça as 10 maiores criptomoedas do mundo

Publicado

em

As criptomoedas são uma invenção criada para facilitar as relações de financeiras entre os usuários da internet, sendo uma alternativa altamente tecnológica e com uma segurança praticamente intransponível. Isso porque as moedas funcionam de modo a trazer um complexo sistema de proteção e criptografia, fazendo com que seja impossível que alguém quebre esse código. Atualmente, as maiores criptomoedas do mundo movimentam valores bilionários na internet, de modo que se valorizaram bastante ao longo dos últimos anos.

Pensando nessas novas ferramentas de compra e venda de bens e serviços, nós decidimos trazer este artigo para falar um pouco mais sobre as maiores criptomoedas da atualidade, de modo a trazer importantes informações sobre a tecnologia, bem como uma lista dessas moedas. Portanto, se você quer ficar por dentro das principais informações sobre as criptomoedas, recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo para ficar por dentro de tudo que reunimos sobre o tema.

Veja também:
Descubra qual é a melhor criptomoeda para fazer investimentos
Cartão de crédito Santander AAdvantage® Platinum – Conheça os benefícios
Veja quais as formas segura de investir em Bitcoin

O que são criptomoedas?

Simplificando, a criptomoeda é uma espécie de moeda que existe apenas no âmbito da internet e dos computadores. Portanto, as transações de criptomoeda são transferidas entre os usuários de forma totalmente online. A palavra “crypto” significa criptogragia, porque essas são uma espécie de código, criptografado de ponta a ponta, em que apenas os usuários finais têm acesso. Para isso, se utilizam de chaves.

Grande parte dessas moedas utilizam como segurança um sistema conhecido por blockchain para verificar as transações por meio de uma grande rede de computadores descentralizada. Os principais pontos positivos dessas criptomoedas são sem dúvidas a segurança e a privacidade que elas proporcionam. Entretanto, é necessário deixar claro que, diferente de outras moedas, ela não possui nenhuma garantia e seu valor é totalmente determinado pela lei da oferta e da demanda. Isso torna a criptomoeda mais maleável.

Quais as maiores criptomoedas do mundo?

Como já falamos anteriormente, trata-se de um mercado que está em constante expansão. A seguir, separamos as maiores criptomoedas existentes atualmente. Cabe ressaltar que, graças a sua volatilidade, é possível que elas percam ou ganhem valores de mercado em pouco tempo, fazendo o ranking ser alterado de acordo com a época em que você estiver lendo este artigo.

Bitcoin

A moeda digital mais negociada do mundo é a Bitcoin, consistindo em uma quantia no mercado de mais de 1 trilhão de dólares. Como sendo a criptomoeda pioneira no uso do blockchain, um tecnologia de contrato intelignetes, o Bitcoin deu lugar ao surgimento de outras moedas virtuais descentralizadas em circulação hoje.

O Bitcoin tem despertado interesse no mercado entre muitos investidores. A moeda atingiu continuamente altas históricas e atingiu um valor extraordinário.

Neste mesmo ano de 2021, o preço de 1 BTC atingiu quase 65 mil dólares. Pouco mais de dias após, a moeda despencou 11% em um dia, chegando a 55 mil dólares.

Ethereum

Fundada em 2015, a Ethereum é outra grande moeda digital bastante usada entre muitos, com um valor atingido a 250,5 bilhões de dólares americanos, o que equivale a um quarto do valor de mercado do Bitcoin. Embora haja uma enorme diferença no valor e no valor de mercado do Bitcoin, a Ethereum se beneficia de um interesse em criptomoeda da mesma forma que uma diversificação de sua carteira de investimentos.

No decorrer dos 12 meses,  a moeda obteve um valor  em mais de 1.180%, atingindo mais de 2 mil dólares no ano de 2021. Diferente do que ocorreu com o Bitcoin, essa moeda inicialmente foi criada para funcionar de maneira semelhante a um ativo financeiro do mercado. Dessa forma, os clientes podem utilizá-la para conseguir financiamentos, empréstimos e outras atividades financeiras.

Binance Coin

Binance Coin completou o pódio da criptomoeda mais popular, com um capital total de 77,5 bilhões de dólares americanos e um valor unitário de aproximadamente 505 dólares americanos. Binance Coin (derivado das duas palavras “Binário” e “Finanças”) é a moeda usada pelo Binance Exchange e é uma troca de criptomoeda.

Ripple

Ripple tem uma capitalização de mercado de 61,6 bilhões de dólares americanos e um valor 

de 1,36 dólares americanos. É a criptomoeda de mesmo nome usada pela plataforma de pagamento. A característica única do Ripple é a permissão de  fundos serem transferidos em qualquer forma, seja criptomoeda ou moeda nacional.

Dogecoin

No contexto da criptomoeda, Dogecoin é uma das moedas atribuídas ao meme, tornando uma grande conhecida no mercado. Dogecoin foi criado em 2013 e é um concorrente “interessante” do Bitcoin. Seu logotipo é uma foto de vírus de Shiba Inu, formando uma comunidade online em torno do Dogecoin. Atualmente, a criptomoeda nascida em memes e piadas se encontra entre as 10 principais moedas virtuais do mundo, com mais de 50 bilhões.

Tether

O Tether foi proposto em 2014 para se tornar uma “moeda estável” – uma  moeda virtual com um valor consideravelmente estável. Para diminuir a volatilidade de outras criptomoedas, o valor do Tether é atrelado à moeda física (USD).

Apesar de os sitemas facilitar as conversões entre as moedas tradicionais e moedas digitais, o Tether tornou-se objeto de polêmica devido à falta de transparência do modelo.

Cardano

O Cardano, lançado em 2017, é uma moeda virtual considerada nova e ainda luta para se firmar como uma opção viável no mercado.

Mesmo assim, a moeda acumula valor de mercado de 39 bilhões de dólares, e a unidade vale cerca de 1,23 dólares. Cardano é um plano ambicioso para se tornar a principal moeda do sistema financeiro global. O código ADA tem o nome da programadora britânica Ada Lovelace.

Polkadot

O valor de mercado de Polkadot é de cerca de 33 bilhões de dólares americanos e agora vale cerca de 35 dólares americanos. O Polladot é uma sistema que atual desenvolvido por uns dos criados do Ethereum, deixando um projeto após um desentendimento. Em contrapartida, embora Cardano busque hegemonia entre as moedas digitais, o objetivo de Polkadot é exatamente o oposto: integrar múltiplos sistemas de blockchain para uso simultâneo.

Litecoin

Litecoin é seguindo a linha da criptomoeda Bitocoin. A moeda foi lançada em 2011 e atualmente tem um valor de mercado de 17 bilhões de dólares. Como o Bitcoin, o Litecoin permite a realização de suas transações através de uma rede descentralizada, isto é, não precisa de terceiros. A principal diferença é que o Litecoin é mais rápido que o Bitcoin.

BitcoinCash

Embora grande parte de moedas digitais que mencionamos tenha sido desenvolvida com Bitcoin, Bitcoin Cash é uma alteração de forma direta da blockchain.

O Bitcoin Cash foi lançado em 2017 com um valor de aproximadamente 900 dólares e um valor de mercado de 17 bilhões de dólares. Ele foi criado devido uma iniciativa dos mineiros de Bitcoin. 

Publicidade