Zox na Mídia

Educação Financeira

Inflação em 2022 e 2023 tem projeção de altas fortes, mostra Focus

Publicado

em

O mercado financeiro novamente aumentou para este ano a previsão de Inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar em 5,38% em 2022, de acordo com a projeção do Boletim Focus, divulgado hoje (31) por meio do Banco Central.

No entanto, há uma semana, a projeção do mercado era de que a Inflação chegaria a 5,15% até o final do ano. Pois, a previsão há quatro semanas era de 5,03%. Além disso, o mercado mudou suas expectativas e também elevou a previsão de Inflação, para 2023.

Então, a nova projeção mostrou inflação em 3,5%, ante 3,4% na semana passada. A previsão para 2024 é a mesma da semana passada, com Inflação de 3%. O boletim, publicado semanalmente, reúne a projeção do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país.

Assim, na projeção desta semana, a Focus observou um leve aumento na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em relação à semana passada. Dessa forma, a nova projeção é para o PIB em 0,30%, ante 0,29% na semana anterior.

Há 4 semanas, o mercado projetava crescimento econômico brasileira de 0,36%. A Focus também reduziu sua previsão de crescimento do PIB para 2023 para 1,55%, de 1,69% na semana passada. A previsão permanece estável em 2% para 2024.

Taxa de juros e câmbio

A projeção do mercado para a taxa básica de juros, a Selic em 2022 também se manteve estável em 11,75% ao ano em relação à projeção divulgada na semana passada. Além disso, há 4 semanas, a Selic deveria fechar 2022 a uma taxa anual de 11,5%.

Essa taxa é definida por meio do Comitê de Política Monetária (Copom). E nos dias de hoje é de 9,25% ao ano. Para a próxima reunião do órgão em fevereiro, o Copom disse que a Selic deve elevar em mais 1,5 ponto percentual.

Até o final de 2023, estima-se que a taxa de referência caia para 8% ao ano, a mesma da semana passada. E para 2024, a taxa de previsão da Selic é de 7% ao ano. Ou seja, que é a mesma previsão da semana anterior.

As expectativas do mercado para o dólar em 2022 também foram as mesmas da semana passada em 5,60 reais. No ano que vem, as previsões do mercado para as taxas de câmbio já são altas.

A previsão de câmbio do dólar para 2023 passou de 5,46 reais para 5,50 reais. Já para 2024, a previsão se mantém estável em 5,40 reais por dólar.

Veja também:
Taxa Selic 2022 – O que se esperar até o final do ano
Financiamento Renault – Aprenda a fazer o seu!
Financiamento Bcredi | Descomplicado e 100% Online!

Veja abaixo um pouco sobre a Selic:

Falando um pouco sobre a Selic que é, na verdade, uma sigla usada para definir o nome do sistema. Esta sigla que quer dizer “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”. Além disso, é nesse sistema que os títulos públicos federais são registrados. E mantidos, e liquidados. Pois! Isso quer dizer que o sistema Selic é onde os títulos públicos são negociados. E também registrados.

No entanto, a taxa Selic é uma taxa média ponderada por meio do volume de operações de financiamento por dia, lastreadas em títulos públicos federais. Na forma de operações compromissadas no sistema SELIC. Além disso, a taxa Selic é importante! Pois, é usada como indicador do estado da economia brasileira. Reflete: as expectativas de Inflação futura e a taxa de juros real do país. Porém! A taxa Selic também é usada como referência. Ou seja, para o custo da moeda na economia brasileira.

Fontes: Conteúdo retirado do site (agenciabrasil).

Publicidade