Pular para o conteúdo
Início » Inflação em 2022 e 2023 tem projeção de altas fortes, mostra Focus

Inflação em 2022 e 2023 tem projeção de altas fortes, mostra Focus

  • por

O mercado financeiro novamente aumentou para este ano a previsão de Inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar em 5,38% em 2022, de acordo com a projeção do Boletim Focus, divulgado hoje (31) por meio do Banco Central.

No entanto, há uma semana, a projeção do mercado era de que a Inflação chegaria a 5,15% até o final do ano.

Pois, a previsão há quatro semanas era de 5,03%. Além disso, o mercado mudou suas expectativas e também elevou a previsão de Inflação, para 2023.

Saiba mais sobre a projeção

A nova projeção mostrou inflação em 3,5%, ante 3,4% na semana passada. A previsão para 2024 é a mesma da semana passada, com Inflação de 3%. O boletim, publicado semanalmente, reúne a projeção do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país.

Assim, na projeção desta semana, a Focus observou um leve aumento na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em relação à semana passada. Dessa forma, a nova projeção é para o PIB em 0,30%, ante 0,29% na semana anterior.

Há 4 semanas, o mercado projetava crescimento econômico brasileira de 0,36%. A Focus também reduziu sua previsão de crescimento do PIB para 2023 para 1,55%, de 1,69% na semana passada. A previsão permanece estável em 2% para 2024.

Taxa de juros e câmbio

A projeção do mercado para a taxa básica de juros, a Selic em 2022 também se manteve estável em 11,75% ao ano em relação à projeção divulgada na semana passada. Além disso, há 4 semanas, a Selic deveria fechar 2022 a uma taxa anual de 11,5%.

Essa taxa é definida por meio do Comitê de Política Monetária (Copom). E nos dias de hoje é de 9,25% ao ano. Para a próxima reunião do órgão em fevereiro, o Copom disse que a Selic deve elevar em mais 1,5 ponto percentual.

Até o final de 2023, estima-se que a taxa de referência caia para 8% ao ano, a mesma da semana passada. E para 2024, a taxa de previsão da Selic é de 7% ao ano. Ou seja, que é a mesma previsão da semana anterior.

As expectativas do mercado para o dólar em 2022 também foram as mesmas da semana passada em 5,60 reais. No ano que vem, as previsões do mercado para as taxas de câmbio já são altas.

A previsão de câmbio do dólar para 2023 passou de 5,46 reais para 5,50 reais. Já para 2024, a previsão se mantém estável em 5,40 reais por dólar.

Veja também:
Taxa Selic 2022 – O que se esperar até o final do ano
Financiamento Renault – Aprenda a fazer o seu!
Financiamento Bcredi | Descomplicado e 100% Online!

Veja abaixo um pouco sobre a Selic:

Falando um pouco sobre a Selic que é, na verdade, uma sigla usada para definir o nome do sistema. Esta sigla que quer dizer “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”. Além disso, é nesse sistema que os títulos públicos federais são registrados. E mantidos, e liquidados. Pois! Isso quer dizer que o sistema Selic é onde os títulos públicos são negociados. E também registrados.

No entanto, a taxa Selic é uma taxa média ponderada por meio do volume de operações de financiamento por dia, lastreadas em títulos públicos federais. Na forma de operações compromissadas no sistema SELIC. Além disso, a taxa Selic é importante! Pois, é usada como indicador do estado da economia brasileira. Reflete: as expectativas de Inflação futura e a taxa de juros real do país. Porém! A taxa Selic também é usada como referência. Ou seja, para o custo da moeda na economia brasileira.

Fontes: Conteúdo retirado do site (agenciabrasil).


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.