Pular para o conteúdo
Início » Guia para entender como funciona a criptomoeda

Guia para entender como funciona a criptomoeda

  • por

A criptomoeda é uma moeda digital, um tipo de dinheiro que não tem interferência ou administração de governos.

A criptomoeda mais conhecida do mercado é a Bitcoin, porém, a criptomoeda não se limita a ela, existe a Bitcoin Cash, Ethereum, Tether, Ripple e Litecoin. De maneira geral, a criptomoeda pode ser utilizada como um meio de pagamento tradicional, a diferença é que suas transações são digitais.

A primeira menção de criptomoeda está data em 1988, quando o engenheiro de computação Wei Dai, sugeriu que a criptografia fosse utilizada para emitir e controlar as transações efetuadas com um novo dinheiro, que não teria interferência de uma autoridade central. De 1988 para cá muitas inovações ocorreram e a criptomoeda tem ganhado cada vez mais destaque e uso no mercado.

Veja também:
Veja tudo sobre o empréstimo com garantia de veículo Porto Seguro
Descubra tudo sobre o empréstimo Portocred Consignado Público
Empréstimo consignado Itaú – Tire todas as suas dúvidas

Criptomoeda: do que se trata?

A criptomoeda é uma moeda digital, um tipo dinheiro que não é lançada no mercado por governos. Além disso, um exemplo é o Bitcoin, a mais conhecida moeda digital, mas existem outras, até porque a criptomoeda existe antes da criação do Bitcoin.

A menção das criptomoedas datam 1998, quando Wei Dai, deu a ideia de utilizar a criptografia para emitir e controlar as transações efetuadas com um novo dinheiro, que não teria interferência de uma autoridade central.

Qual a funcionalidade da criptomoeda?

A criptomoeda pode ser utilizada como um meio de pagamento, igual o dinheiro físico, sendo às três funcionalidades principais: reserva de valor, para conservar o poder futuro de compra; ser um meio de troca e tornar mais fácil as transações comerciais e ser utilizado como unidade conta, para quando os produtos forem precificados e o cálculo econômico é efetuado em encargo dela.

Mineração: do que se trata?

A criptomoeda representa um código inalterado e complexo, dessa forma, as transações com moedas digitais são asseguradas por criptografia, e como não existe uma autoridade central para conduzir essas transações, as mesmas necessitam ser uma a uma, validadas e registradas por um grupo de indivíduos, que utilizam computadores para registrar no blockchain.

O blockchain é um grande registro de transações, um banco de dados públicos, no qual está inserido o histórico das transações efetuadas com cada Bitcoin, e as outras moedas digitais são baseadas na mesma tecnologia. Nesse sentido, cada transação nova, por ser uma transferência entre dois indivíduos é verificada contra o blockchain, para garantir que a moeda digital, o Bitcoin não tenha sido utilizada antes por outro indivíduo, e quem registra no blockchain as transações são os mineradores que proporciona, a capacidade de processamento de seus computadores para conferir as transações com moedas e efetuar o presente registro, em compensação por isso recebem novas unidades de moedas.

A moeda digital Bitcoin é criada, quando os milhares de computadores que integram essa rede tem a capacidade de solucionar problemas matemáticos complexos que certificam a validade das transações inseridas no blockchain, sendo assim, a mineração caracteriza a criação de unidades novas de tipos de criptomoedas, e se um número maior de computadores passam a ser utilizados para elevar a capacidade de processamento destinado à mineração, os problemas matemáticas que devem ser solucionados se tornam mais complexos e isso ocorre para limitar a mineração.

Como é a variação de valores da criptomoeda?

A variação de valores da criptomoeda, ocorre de acordo a lei da oferta e demanda, nesse contexto, quando a moeda digital ganha mais destaque, é comum que os investidores a procurem mais, assim a quantidade de compra aumenta e consequentemente seu preço também. 

No mercado existe uma quantidade limitada de bitcoins circulando, e os bitcoins novos são desenvolvidos em uma taxa decrescente e previsível, dessa forma, a demanda deve seguir esse nível, para que o preço estável se mantenha. 

Tipos de criptomoedas

Bitcoin

O Bitcoin surgiu em 2008 e foi o primeiro sistema de pagamento mundial descentralizado, consequentemente é a moeda digital mais conhecida até hoje. O Bitcoin surgiu num contexto de crise financeira mundial, que começou com o mercado de hipotecas americano, assim para eliminar a interferência de bancos no intermédio das transações financeiras e substituir o dinheiro físico, foi criado o bitcoin.

A primeira prova de conceito e especificação do Bitcoin foram publicados por Satoshi Nakamoto, nome utilizado para denominar um programador ou equipe de programadores não identificados até hoje, em um artigo. Satoshi Nakamoto criou a lógica de funcionamento do blockchain, o sistema que permitiu a criação do Bitcoin, e em seu artigo, o mesmo determinou que no máximo existirão 21 milhões de bitcoins circulando no mundo, a previsão é que a última moeda digital Bitcoin seja minerada em 2140.

Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash foi desenvolvido em agosto do ano de 2017, como uma versão nova do Bitcoin tradicional, tentando aperfeiçoar o Bitcoin original, que possui taxas maiores e precisa de um elevado tempo de processamento em cada transação. 

O Bitcoin Cash tem um tamanho de bloco limite maior do que o Bitcoin original, pois enquanto o original conta com 1 MB, o Cash conta com 8 MB, ou seja, as operações têm taxas menores, e podem ocorrer mais rápido. 

Por último, as regras de funcionamento de ambos são parecidas e conta com um limite de 21 milhões de criptomoedas Bitcoins e Bitcoins Cash.

Ethereum

O Ethereum é uma nova versão do Ethereum Classic que conseguiu ser invadido e roubado, assim decidiram criar uma rede e a moeda de circulação passou a se chamar Ethereum.

O Ethereum é uma plataforma descentralizada e usada para efetuar os contratos inteligentes, ou seja, transações efetuadas automaticamente, quando determinadas condições são cumpridas. 

A criação de novos Ethereum é baseado na mineração, e a base para validar operações é o blockchain, assim evita fraudes e é seguro.  Atualmente, a Ethereum  vale mais do que a versão original, e está entre as moedas digitais mais negociadas do Globo.

Tether

A criptomoeda Tether foi desenvolvida em 2014, por uma instituição com o mesmo nome, sendo uma stablecoin, uma vez que tem lastro em uma moeda física.

O funcionamento da Tether é o seguinte, a cada Tether emitido, é necessário existir um dólar em caixa equivalente, não necessariamente um dólar, pode ser também por ativos, equivalentes de caixa ou recebíveis de empréstimos realizados pela empresa Tether a terceiros.

A criptomoeda Tether é estável e representa no mundo digital, moedas físicas. Predominantemente, a criptomoeda Tether é negociado na Bitfinex, uma bolsa de criptomoedas grande, que conta com executivos e acionistas em comum com a empresa que controla a presente moeda digital.

Litecoin

O Litecoin foi desenvolvido em 2011, e seu processo de mineração procura diminuir o tempo usado para confirmar as operações realizadas com a moeda. A finalidade é que seja facilitado o processo de desenvolvimento de Litecoins novos, e qualquer pessoa possa fazer parte. Sendo assim, o Litecoin é mais indicado para transações do dia a dia, projetado para produzir 84 milhões de criptomoedas.

Ripple

O Ripple foi criado em 2012, e se trata de uma moeda e sistema, onde moedas diversas podem ser negociadas, assemelhando-se a instituições bancárias, pois aceitam ativos diversos e facilitam as operações. 

Desse modo, a Ripple se diferencia das outras criptomoedas, por ter uma certa dependência do sistema financeiro tradicional para efetuar transações e não existir mineração.

Vantagens das criptomoedas

  • Liberdade para pagar ou receber instantaneamente qualquer quantia, em qualquer lugar;
  • O núcleo do Bitcoin é transparente, neutro e previsível;
  • Maior segurança, pois os pagamentos não precisam ter dados pessoais do usuário, e o dinheiro pode ser protegido com criptografia e cópias de segurança;
  • Taxas menores e às vezes nulas.

Riscos das criptomoedas

  • Poucos locais aceitam as criptomoedas como forma de pagamento;
  • É necessário que os usuários tenham cuidado para não perder seus Bitcoins, sendo necessário cifrar sua carteira, para que malwares não roubem os bitcoins;
  • Volatilidade nos preços.

Como investir em criptomoedas?

  1. Negocie com um corretora especializada diretamente, as chamadas Exchanges;
  2. Compre cotas de fundos de criptomoedas;
  3. Minere criptomoedas;
  4. Aceite as criptomoedas como forma de pagamento de um negócio.

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.