Pular para o conteúdo
Início » FGTS 2022: Descubra como receber e como fazer o saque

FGTS 2022: Descubra como receber e como fazer o saque

  • por

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma grande ajuda para os trabalhadores que acabaram sendo demitidos sem justa causa.

O FGTS 2022, nada mais é do que uma poupança criada com intuito de ajudar o trabalhador que ficar sem emprego ou for demitido durante a vigência do seu vínculo empregatício sem justa causa.

Para tanto, são recolhidos cerca de 8% do seu salário total bruto. Esse valor é recolhido e depositado diretamente em uma conta de cada um dos beneficiários junto à Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao FGTS?

De acordo com os vínculos empregatícios que o trabalhador possui, é possível que ele tenha mais de uma conta FGTS 2022 em seu nome. Tais contas, que dizem respeito a empregos pretéritos e as contas ativas, podem conter valores para serem sacados. Dessa forma, se você tem direito a esse benefício quer saber como fazer o saque, continue lendo o texto a seguir.

Como dito, o FGTS é um benefício disponibilizado aos trabalhadores com carteira assinada. No entanto, para que você tem acesso a ele, é necessário que esteja dentro dos seguintes critérios:

Ser trabalhador rural, incluindo safreiros;

Trabalhadores que são contratados em regime de trabalho temporário;

Trabalhadores que são contratados em regime de trabalho intermitente;

Diretores que não sejam empregados;

Trabalhadores considerados avulsos;

Empregadas domésticas; e

Demais atletas profissionais.

Como fazer o saque?

O saque FGTS 2022 somente será liberado em determinadas ocasiões, como é o caso das demissões sem justa causa; para o tratamento de alguma doença grave; os casos de aposentadoria; ou para comprar a sua casa própria. Porém, cabe destacar que existe outra modalidade de saque do FGTS 2022 disponibilizada recentemente, que é o saque aniversário.

Com exceção do saque aniversário, todas as alternativas citadas anteriormente permitem que o trabalhador possa fazer o saque de todos os valores que estão disponíveis em sua conta na caixa econômica federal. No entanto, é interessante destacar que o direito a este benefício é diferente do direito ao saque imediato.

Via de regra, apenas os trabalhadores que foram demitidos por justa causa receberão, além do valor integral do FGTS 2022, receberão também uma multa de cerca de 40% de todo o valor depositado. Essa multa é obrigatória e deve ser paga pelo empregador que dispensa sem justa causa o funcionário.

Sendo assim, caso você queira fazer o saque do FGTS 2022, é necessário que você cumpra os requisitos mencionados anteriormente. No entanto, se você não cumprir tais requisitos, existe outra modalidade de saque do FGTS que pode ser escolhida, que é o saque aniversário FGTS 2022. A seguir, faremos um pouco mais sobre essa modalidade de saque do benefício.

O que é o saque aniversário?

O saque aniversário é uma modalidade de saque do FGTS em que o beneficiário poderá escolher. Ela permite que o beneficiário realize o saque uma vez por ano de parte do benefício, no mês do seu aniversário. Dessa forma, ele tem desde o primeiro dia até o último dia deste mês para fazer o saque do benefício. Entretanto, cabe destacar que ao escolher essa opção, o beneficiário deve esperar pelo menos 2 anos até que seja possível realizar esse tipo de saque.

Cumpre destacar também que quanto mais o beneficiário sacar esse benefício, menor será o valor que ele terá disponível caso seja demitido sem justa causa. Isso significa dizer que todos os saques que forem feitos ao longo dos anos serão descontados do valor total que ele possui em sua conta. Dessa forma, se ele for demitido sem justa causa, só poderá sacar o valor remanescente, deduzidos aqueles que foram sacados ao longo dos anos. 

Como optar pelo saque aniversário?

Se você deseja que está por essa modalidade de saque, saiba que poderá fazer alternação através de um aplicativo Caixa. Portanto, entre no aplicativo e em seguida clique na opção FGTS. Com isso, selecionar opção saque aniversário e pronto. Sendo assim, basta aguardar dois anos até que seja possível realizar o saque aniversário.

Calendário de saque do benefício

Nascidos em janeirosaques de janeiro a março
Nascidos em fevereirosaques de fevereiro a abril
Nascidos em marçosaques de março a maio
Nascidos em abrilsaques de abril a junho
Nascidos em maiosaques de maio a julho
Nascidos em junhosaques de junho a agosto
Nascidos em julhosaques de julho a setembro
Nascidos em agostosaques de agosto a outubro
Nascidos em setembrosaques de setembro a novembro
Nascidos em outubrosaques de outubro a dezembro
Nascidos em novembrosaques de novembro de 2022 a janeiro de 2023
Nascidos em dezembrosaques de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.