Pular para o conteúdo
Início » Veja quem pode e como solicitar o novo Desconto na Conta de Luz

Veja quem pode e como solicitar o novo Desconto na Conta de Luz

  • por

O Desconto na Conta de Luz, na verdade, consiste em um projeto de lei aprovado pela câmara dos deputados no dia 07 de julho de 2022.

Nesse sentido, o Desconto na Conta de Luz será um reembolso de impostos que foram cobrados de forma indevida a diferentes consumidores e ao invés de restituir o valor integralmente, o consumidor ganhará Desconto na Conta de Luz.

Veja também:

Mais informações a respeito do Desconto na Conta de Luz:

Para uma melhor compreensão, é importante mencionar que durante anos, na base de cálculos do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributos federais, foi incluído o Imposto Estadual – ICMS.

Contudo, em 2017 o STF – Supremo Tribunal Federal compreendeu que o Governo Federal, não pode incluir o ICMS –  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços na base de cálculos das contribuições para o Pis/Pasep e para a Cofins.

Além disso, Eduardo Braga, relator da proposta no Senado, constatou que a cobrança do ICMS, considerada indevida gerou cerca de R$ 50 bilhões em créditos tributários.

Ademais, o projeto que prevê que o tributo seja restituído aos consumidores foi aprovado pela câmara dos deputados e Senado.

Mas, como não houve mudanças no texto aprovado, ele seguiu para o presidente da república, para ser sancionado.

A seguir você saberá como funciona o projeto de Desconto na Conta de Luz e como o valor será devolvido.

O que é o projeto de Desconto na Conta de Luz?

Na terça-feira, dia 07 de julho de 2022, o plenário da câmara dos deputados aprovou um projeto de lei com a finalidade de fornecer Desconto na Conta de Luz.

Nesse sentido, o projeto consiste em reembolsar os valores de cobranças indevidas que foram feitas aos consumidores, e esse reembolso ocorrerá através da diminuição da tarifa cobrada na conta de luz.

Ademais, a intenção é encontrar uma maneira de reembolsar os consumidores que pagaram cobranças a título do PIS/Pasep e Confins.

A busca por encontrar uma forma de reembolsar esses valores rápida, é visando que os consumidores não procurem uma restituição através de ação judicial.

E depois de uma decisão tomada pelo STF –  Supremo Tribunal Federal, onde firmou o entendimento de que o ICMS cobrada às distribuidoras de energia elétrica não deveriam integrar a base de cálculo das Contribuições para o PIS/Pasep e da Cofins a questão se tornou ainda mais importante.

Desse modo, a diminuição das taxas de distribuição de energia, devem considerar os contratos que existem, os processos tarifários, especificidades processuais e operacionais, valores passados pelas distribuidoras de energia elétrica aos consumidores devido decisões judiciais e administrativas e equilíbrio econômico-financeiro.

Como funciona o projeto Desconto na Conta de Luz?

De acordo com o projeto Desconto na Conta de Luz, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica será responsável por devolver os valores cobrados de maneira equivocada a partir do início da vigência da lei.

Desse modo, o reembolso do valor será efetuado para todos os consumidores que foram cobrados indevidamente.

Nesse sentido, serão contemplados aqueles que tiveram o ICMS compondo a base de cálculo das Contribuições para o PIS/Pasep e da Cofins.

Ademais, o reembolso será feito através do Desconto na Conta de Luz, a todos os consumidores cobrados indevidamente.

E se a concessionária de energia possuir uma nova taxa aprovada para o ano vigente, será realizado uma revisão tarifária que deverá ser realizada pela Aneel para reduzir o saldo de tributos cobrados de forma indevida.

O projeto assegura que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá definir o reembolso de tributos em qualquer diminuição, sem a iniciativa de terceiros.

Isso ocorrerá por decisões judiciais ou administrativas e mudanças normativas que venham a ocorrer.

Por fim, o projeto foi aprovado pela câmara dos deputados, mas segue para o presidente da república Jair Bolsonaro.

Como ocorrerá a devolução do Desconto na Conta de Luz?

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, será o órgão responsável por reembolsar os valores cobrados de forma indevida, a partir da vigência da lei.

Contudo, o valor reembolsado não será devolvido integralmente e nem em espécie, ou seja, será pago aos consumidores que tem direito em forma de Desconto na Conta de Luz.

Ademais, a Agência Nacional de Energia Elétrica também ficou responsável por realizar uma revisão tarifária, para reduzir o saldo de tributos que foram cobrados de forma indevida, se a concessionária de energia, ter concedido uma nova cobrança anual.

Além disso, é muito importante esclarecer que o reembolso por meio do Desconto na Conta de Luz, será automático.

Isso significa que o consumidor não terá que procurar nenhum órgão, entrar com ações na justiça e nem solicitar o Desconto na Conta de Luz, porque será automático.

Fonte: Noticias Concursos, G1 e CNN Brasil.

Marcações:

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.