Conecte-se conosco

Notícias

Renegociação de dívidas FIES: Agora estudantes podem fazer pelo aplicativo!

A Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo destinado aos estudantes e ex-estudantes que contrataram o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil com essa instituição, para Renegociação de dívidas FIES.

Desse modo, os estudantes poderão consultar informações de contrato, gerar boletos, renegociar as parcelas atrasadas.

De acordo com a resolução publicada pelo Governo Federal, os contratos assinados até 2017 podem passar por renegociação a partir de primeiro de setembro.

Inclusive, os descontos na dívida do Fies podem chegar até 99%, ou seja, um desconto ótimo. De acordo com a Caixa, cerca de R$ 1,2 milhões de alunos vão poder negociar contratos com o banco.

E o prazo de renegociação fica entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2022.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

O FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado pelo Ministério da Educação e que já facilitou o ingresso e formação de diversos estudantes em instituições de ensino privadas.

Desse modo, o FIES foi criado em 1999, como um programa voltado a jovens que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada.

Além disso, é uma forma de garantir que mais jovens tenham acesso à formação superior e facilitar a conquista do diploma universitário.

Nesse sentido, o Fies funciona como uma maneira de subsidiar o pagamento de prestações mensais referentes as mensalidades das faculdades, enquanto o aluno cursa o ensino superior.

Ademais, após terminar o curso e se formar, o jovem tem uma período de até 5 anos para ingressar no mercado de trabalho e consequentemente pagar integralmente sua dívida com o Ministério da Educação.

Contudo, mesmo com o longo prazo oferecido para os beneficiários do programa adentrarem no mercado de trabalho e conseguirem pagar o financiamento, ainda existe dificuldade.

Isso ocorre, devido ao alto valor da dívida e a dificuldade encontrada por muitos para entrarem no mercado de trabalho.

Com isso, os beneficiários do programa ficam inadimplentes e sujam o nome, estando listados nos órgãos de proteção ao crédito.

E o grande problema é que as taxas de inadimplência estão cada vez maiores, mas o Governo Federal irá fornecer a possibilidade de Renegociação de dívidas FIES.

Aplicativo de Renegociação de dívidas FIES

Os estudantes que tem dívidas junto ao Fies, terão acesso a partir do dia primeiro de setembro a um aplicativo de Renegociação de dívidas FIES.

Desse modo, o refinanciamento das parcelas atrasadas terão prazos e descontos variáveis, entre 12% e 99% de desconto.

O aplicativo de Renegociação de dívidas FIES está disponível para celulares Android e iPhone.

De acordo com a Caixa, em torno de 1,85 milhões de clientes, poderão consultar informações e cerca de 1,2 milhões poderão fazer Renegociação de dívidas FIES.

Além disso, o aplicativo permite realizar consultas de informações sobre geração de boletos e contratos.

E por meio do aplicativo, será possível conferir se o contrato pode ser renegociado, aderir a condições de renegociação, simular parcelas.

Ademais, a renegociação pode ser pedida entre dia 1 de setembro e 31 de dezembro de 2022.

Como fazer a Renegociação de dívidas FIES

Para fazer a Renegociação de dívidas FIES, é necessário:

  1. Baixar o aplicativo de Renegociação de dívidas FIES e entrar no aplicativo;
  2. Em seguida, verificar se o contrato está apto para renegociação e analisar as informações do contrato;
  3. Depois, simule os tipos de Renegociação de dívidas FIES disponíveis para o contrato;
  4. Confirme as informações da Renegociação de dívidas FIES e adere à renegociação, aceitando o termo aditivo;
  5. Realize a emissão do boleto de entrada da Renegociação de dívidas FIES.

Ademais, a renegociação será de fato efetivada, quando a primeira parcela for paga.

Além disso, se quiser ver o resumo de informações do contrato entre na opção Meu Fies, para ver ou gerar boletos das parcelas abertas, clique em boleto.

E para ter acesso a informações cadastrais do Fies, clique na alternativa perfil.

Leia também:

Como funcionará os descontos da Renegociação de dívidas FIES?

Cada perfil de estudante contará com condições de Renegociação de dívidas FIES especifica, para pagar suas dívidas.

Ademais, fatores como o valor da dívida e o prazo de atraso, serão fatores considerados na Renegociação de dívidas FIES.

Contudo, estima-se que os descontos fiquem em torno de 12% a 99% do valor integral da dívida e as prestações mensais poderão ser pagas em até 150 vezes.

Mas, o estudante poderá conhecer a porcentagem de descontos e número de parcelas, por meio do aplicativo de Renegociação de dívidas FIES.

Fontes: O Tempo, Agência Brasil EBC e Notícias Concursos.

Jornalista especializado em tecnologia, João Silva destaca-se pelo rigor e paixão em suas reportagens no ZoxNews. Nos tempos livres, é amante de fotografia e viagens.