Pular para o conteúdo
Início » Auxílio Gás será ampliado para mais 11 milhões de beneficiados

Auxílio Gás será ampliado para mais 11 milhões de beneficiados

  • por

O Auxílio Gás é um benefício criado pelo governo federal para minimizar o impacto da alta inflação sobre os mais pobres.

Com um aumento de quase 37% só em 2021, a ANP não descarta um novo aumento em 2022.

Aprovado em dezembro de 2021, o benefício garante 50% do valor do botijão de GLP de 13kg e será pago juntamente com a mesa Auxílio Brasil, creditada através do Caixa Tem.

Vale do Gás será ampliado

Atualmente, 5,58 milhões de famílias receberam benefícios em fevereiro deste ano. Seguindo a ordem de lançamento do Auxílio Brasil, o novo calendário vai até o dia 25. O governo se ofereceu para incluir novos pagamentos aprovados para cada novo pagamento. A meta é pagar o vale-gás a todos os beneficiários do Auxílio Brasil (18 milhões de pessoas) até setembro de 2023.

Enquanto o governo federal ainda não acertou em cheio na expansão da ajuda ao gás natural, o Congresso está trabalhando em uma proposta para expandir os benefícios para 11 milhões de pessoas. A proposta, apresentada pelo senador Jean Paul Prates (PT/RN), introduziu as discussões sobre os preços dos combustíveis no Brasil no relatório.

Enquanto não houver votação, Auxílio Gás provavelmente permanecerá reservado para cerca de 5 milhões de beneficiários. Portanto, mesmo que a pessoa preencha os requisitos, existe a chance de ser excluída por falta de recursos processuais.

Veja também:
FGTS 2022: Descubra como receber e como fazer o saque
Abono Salarial: trabalhadores nascidos a junho já começaram a receber
INSS: 11 mil pessoas serão beneficiadas em maio; veja como consultar

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

As famílias que desejam receber assistência de gás natural do governo federal não precisam se inscrever no programa, mas devem fazê-lo no Cadastro Único. Os benefícios serão pagos aos seguintes grupos:

Famílias cadastradas no Cadastro Único com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606), inclusive aquelas beneficiadas pelo esquema de transferência de renda implementado pelos três poderes do governo; e

Os familiares moram no mesmo domicílio e recebem benefícios continuados (BPC), independentemente de estarem cadastrados em cadastro único ou não.

Para selecionar as famílias que participarão do programa Auxílio Gás, o governo classificará os beneficiários de acordo com os seguintes critérios:

Dados atualizados do Cadastro Único dos últimos 24 meses;

menor renda per capita;

ter mais membros da família;

beneficiários do programa Auxílio Brasil; e

Os registros são confirmados pelo gerente usando dados de pesquisa (se disponíveis).

O Ministério da Cidadania destacou que as verificações de registro e elegibilidade serão realizadas a cada dois meses. Portanto, mesmo que uma família tenha sido aprovada para pagamento, os benefícios ainda podem ser bloqueados, suspensos ou cancelados se os dados forem inconsistentes ou a família não atender mais às regras do programa.

Quando é o próximo pagamento de assistência de gás?

O depósito do benefício ocorrerá juntamente com o pagamento do Auxílio Brasil e, portanto, seguirá o mesmo cronograma.

Os valores serão emitidos na ordem do último dígito do NIS e pagamentos de benefícios sociais. Após os pagamentos de janeiro e fevereiro, o próximo deve ser apenas em abril, já que o governo confirmou que os pagamentos serão bimensais a partir de agora.

Auxílio Gás: Registro Automático

A inscrição no Auxílio Gás é automática, mas depende de o requerente estar inscrito no CadÚnico e cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

domicílios cuja renda não ultrapasse metade do salário mínimo per capita;

Domicílios com pessoas recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC);

chefe de família feminina.

O Auxílio Gás pode ser utilizado através do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) ou sacado através do Cartão Cidadão.

O governo federal ainda não decidiu expandir a ajuda de gás devido à falta de financiamento. Enquanto isso, o Congresso aprovou uma proposta para expandir os benefícios para 11 milhões de pessoas.

O senador Jean Paul Platts (PT-RN) incluiu a ideia em um relatório de projeto que discute os preços dos combustíveis no Brasil. Portanto, caso o texto seja aprovado, é possível ampliar os benefícios. Por enquanto, as votações na Câmara e no Senado sobre o assunto foram adiadas.

Auxílio Gás provavelmente ficará reservado para cerca de 5 milhões de beneficiários enquanto não houver votação. Portanto, mesmo que a pessoa preencha os requisitos, existe a chance de ser excluída por falta de recursos empregados, onde trara otimos beneficios para todos.


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.