Zox na Mídia

Educação Financeira

Fiz tudo certo: por que meu Serasa Score não subiu?

Se o seu Serasa Score não subiu pode ser por conta do tempo que leva entre a regularização das dívidas e a alteração no cadastro. Saiba mais sobre isso!

Publicado

em

Por que meu score não aumenta?

Antes de mais nada, com certeza você já ouviu o termo “score” percorrendo seus assuntos financeiros. Talvez você tenha até se perguntado o que ele realmente representa e por que possui um peso de influência tão considerável em sua vida. E é justamente sobre ele que nós iremos falar hoje.

Ainda que frequentemente citado, existem pessoas que não entendem por completo como o score funciona, podendo muitas vezes se questionarem questões como: “Por que meu Serasa Score não subiu?” e você talvez seja uma delas.

E foi pensado nisso, que dedicamos o post de hoje para aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto.

Se você se interessou, continue acompanhando!

O que é Score?

Inicialmente, é bom que você saiba que o score é nada mais do que uma pontuação de crédito, ou seja, o seu histórico como bom pagador.

Através dele, você pode consultar sua relação no mercado como consumidor e garantir mais controle sobre sua vida financeira.

Logo a frente, veremos como isso funciona na prática.

O que o número do meu score representa?

Nesse sentido, o número do seu score representa a possibilidade que você tem de conseguir empréstimos, parcelamentos e financiamentos.

De modo geral, sua pontuação é o fator determinante para conseguir diversas linhas de crédito em instituições financeiras. Sendo assim, você conseguirá responder a tão temida pergunta

Além disso, possuir um bom score evidencia o fato de que você é um bom pagador.

Caso você precise de um financiamento por exemplo, e seu score possuir uma boa pontuação, é muito provável que você o consiga.

Como conseguir um score alto?

Como conseguir score alto. | Imagem: Pague Menos

Ao mesmo tempo que o score parece bastante vantajoso, é imprescindível lembrar que existem critérios para que o seu benefício seja válido.

Conforme citado, um dos fatores mais primordiais para uma boa pontuação, é que seus pagamentos sejam sempre feitos dentro das datas. Para que isso funcione na prática, é necessário que você realize um bom planejamento financeiro mensal.

Através disso, o seu histórico como um bom consumidor será altamente atrativo para o mercado.

O score muda de pontuação?

Ao passo que existirem modificações como: atualização de endereço, início ou término de um trabalho, pendencias ou negativação no nome, o score pode mudar. As mudanças ocorrem em casos de alterações dos dados no órgão responsável.

Ressaltando que o seu score não irá oscilar caso você tenha o nome limpo e suas contas em dia!

É possível pagar para aumentar o meu score?

Não, pois o score não é negociável!

A pontuação de crédito é baseada na avaliação de sua vida financeira, e por isso não é algo que possa ser comprado.

Caso você queira subir o nível de sua pontuação, pratique bons hábitos como consumidor e pagador.

Como funciona o score?

Agora vamos entender como funciona os níveis de pontuação do score. Após essa etapa, você poderá se situar melhor de acordo com seu status atual.

  • O score funciona com uma pontuação de 0 à 1.000:
  • Até 300 pontos, há grandes riscos de inadimplência;
  • De 300 à 700 pontos, considera-se médio risco;
  • Baixo risco para pontuações acima de 700.

Entenda como funciona o Serasa Score:

Continuar Lendo ➝

Por que o meu score não sobe?

Eventualmente, se o Serasa Score não subiu sua pontuação, fique calmo.

De certa forma, ainda que você tenha regularizado tudo, o mercado precisa de um tempo para voltar a confiar em você.

É como se você emprestasse determinada quantia de dinheiro para um amigo e ele demorasse a te devolver. Se porventura ele te pedisse novamente, com certeza você pensaria muito antes de emprestar.

Portanto, mesmo limpando seu nome, é necessário aguardar no mínimo 06 meses antes da próxima solicitação e lembrar de não se comprometer com novas dívidas neste período de tempo.

Quais os mitos do Serasa Score?

Em seguida, confira todos os mitos referentes ao Serasa Score:

  • Informar o CPF na nota fiscal aumenta a pontuação: Mito! Não espere uma maior pontuação informando seu cpf, uma vez que ele não é utilizado como base de cálculo para seu score.
  • O Score pega todo meu histórico financeiro: Mito! Se você está pensando que o Serasa Score não subiu sua pontuação por este motivo, está enganado. O seu nome não permanece na lista de inadimplência por período maior à prescrição.
  • Ter renda maior aumenta o score: Mito! Seu salário não tem influência no score, uma vez que o mesmo é baseado em comportamentos financeiros.
  • Só existe uma maneira de calcular o score: Mito! O Serasa Score é uma das maneiras de calcular sua pontuação, porém existem outros birôs com formas diferentes de categorizar o consumidor.
  • O score aumenta logo após pagar a dívida: Mito! Após a quitação das dívidas, será necessário esperar um período de tempo para que se possa ter uma melhor pontuação.
  • O Serasa só utiliza dados negativos: Mito! O seu Serasa Score utiliza de informações positivas, negativas e de caráter financeiro no momento da consulta.

04 passos para consultar gratuitamente o seu Serasa Score

Agora que você já conheceu grande parte das informações sobre o seu score, vamos te ensinar a consultá-lo de forma prática.

  • Primeiramente, acesse o site do Serasa Consumidor;
  • Em seguida, digite seu CPF e clique em consultar;
  • Faça seu login ou se for o caso, efetue seu cadastro;
  • Na página seguinte, será exibido o seu Serasa Score.

Conclusão

Motivos que o Serasa Score não subiu. | Imagem: FDR

Dessa forma, foi possível entender os motivos pelo qual o Serasa Score não subiu sua pontuação.

Ainda que pareça inicialmente ruim não possuir um score alto, o cenário te oferece a possibilidade de ajuste financeiro. Reorganizar suas contas, reformular gastos, quitar dívidas abertas e outros quesitos financeiros, farão com que você retome a organização e consiga alcançar uma pontuação aceitável.

As informações de hoje, contribuíram para o conhecimento dentro do mercado financeiro, principalmente como consumidor.

Agora que você está por dentro do plano de ações e o modo como o Serasa Score funciona, basta iniciar seu planejamento em busca de altas pontuações.

Esperamos que você tenha aproveitado cada linha de nosso post.

Se houver dúvidas, deixe nos comentários para o esclarecimento.

Te esperamos mais vezes!

Publicidade