Pular para o conteúdo
Início » Restituição do IPVA: Veja quais motoristas vão receber

Restituição do IPVA: Veja quais motoristas vão receber

  • por

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é pago por parte dos brasileiros que possuem um veículo associado ao seu nome.

Os impostos são recolhidos anualmente e são recolhidos pelo governo do estado.

Mas uma boa notícia promete mudar isso: o que estamos falando, é da possibilidade de Restituição do IPVA.

Saiba mais sobre a Restituição do IPVA

Serão 250 mil brasileiros que terão esta vantagem, ou seja, que poderão recuperar o valor pago no IPVA 2021. Para quem não sabe, esse imposto foi criado em 1986 para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU). Concentra-se em diferentes veículos, como SUVs, picapes, motocicletas e, claro, carros.

Geralmente, 40% do valor vão para o governo estadual, outros 40% vão para a prefeitura e outros 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Além disso, pelo menos 6% da receita tributária deve ser destinada ao setor de saúde.

Quem pode obter a Restituição do IPVA?

O atual governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou que a Restituição do IPVA pago por Pessoas com Deficiência (PcD) em 2021 será restituído. Portanto, estima-se que em todo o estado de São Paulo, a Restituição do IPVA abrangerá 250.000 proprietários de automóveis.

Portanto, a devolução desses valores deve seguir um cronograma ainda não publicado. No entanto, esse processo só poderá ocorrer após o Tribunal de Justiça (TJSP) notificar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre as mudanças na arrecadação de 2021.

Resumindo, a restituição cobre apenas o valor da Restituição do IPVA pago em 2021. O motivo do reembolso tem a ver com a reformulação das regras em 2022, que mais uma vez amplia os benefícios. No entanto, para receber a restituição do IPVA, o motorista deve apresentar laudo médico pericial atestando sua condição, ou seja, que comprove que faz parte da comunidade PcD.

LEIA TAMBÉM:

Como obter a Restituição do IPVA?

Para obter a Restituição do IPVA -PCD 2022, os proprietários de veículos devem ter apresentado sua solicitação ao Sistema de Veículos (Sivei) até o dia 31 de julho, juntamente com todos os documentos necessários exigidos por lei.

A lista de destinatários levará até dois meses para ser publicada e, caso o pedido seja aprovado, será garantida a isenção do IPVA 2022. Mas, se negado, o proprietário ganha um prazo de 30 dias para pagar o imposto sem incorrer em juros ou multas.

Fontes: Edital Concursos Brasil e Seu Crédito Digital.


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.