Pular para o conteúdo
Início » Restituição do Imposto de Renda 2022 – Veja em qual lote irá receber

Restituição do Imposto de Renda 2022 – Veja em qual lote irá receber

  • por

A Receita Federal efetuou a segunda rodada de pagamentos referente a Restituição do Imposto de Renda na última quinta-feira, dia 30.

Na época, foram beneficiados mais de 25 milhões de contribuintes, com um custo aproximado de 6,3 bilhões de reais.

O pagamento é realizado em cinco parcelas, então quem  não foi incluído nas duas primeiras ainda pode recebê-lo.

Entenda melhor a Restituição do Imposto de Renda

No mais recente pagamento do reembolso da Restituição do Imposto de Renda, no dia 30, os contribuintes com direito legal de preferência têm precedência.

Isto é, os idosos e os deficientes. E, no entanto, aqueles que enviaram suas declarações fiscais até  19 de março deste ano. 

Veja também:

Este público, teve o valor do pagamento ajustado em 1% a partir do valor anunciado na data em que a declaração foi enviada. Esse valor é baseado na tarifa selera e também será aplicado nas próximas três parcelas.

Consulte o pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2022

Assim que você enviar sua declaração de imposto de renda, o sistema automaticamente informará se tem o direito à Restituição do Imposto de Renda e a data que deve receber. No entanto, não dá uma previsão precisa de quando o dinheiro vai entrar na conta do contribuinte. 

 Com isso, caso queira, pode consultar a receita federal e, assim, saber quando de fato o dinheiro deve cair. Aprenda como fazer  passo a passo:

Primeiramente, acesse o site da Receita Federal e vá na opção “Imposto de Renda”; 

 Em seguida, selecione “Solicitar um reembolso”; 

 É necessário preencher as informações, como: CPF e data de nascimento do cidadão; 

 Quando estiver pronto, o sistema anunciará a possível data de pagamento. 

 Caso o contribuinte não efetue a Restituição do Imposto de Renda no prazo de um ano, a Restituição do Imposto de Rendadeverá ser solicitada através do Banco do Brasil. A opção é visitar o Portal de Retorno do BB ou ir até uma agência.

Como é feita a organização do calendário da Restituição do Imposto de Renda

Em geral, cada pagamento é feito a uma parcela dos privilegiados a receber o reembolso (grupo prioritário) e a outra parcela é paga até a data de emissão da declaração. Como resultado, aqueles que enviam primeiro também tendem a receber seus reembolsos primeiro. 

 Em 2022, o calendário de pagamento começa no final de maio e dura até o final de setembro. Os pagamentos ocorrem em geral no último dia útil de cada mês, portanto, o próximo pagamento – referente à 3ª parcela – está previsto para  29 de julho. 

No entanto, para que o cidadão verifique a data exata do recebimento, a Receita Federal costuma permitir a visualização em massa faltando poucos dias para o pagamento. A partir daí, cada colaborador pode verificar se aparece na lista de destinatários do mês.

Ver cheques pendentes da Restituição do Imposto de Renda

Um problema muito comum é o aparecimento de devoluções pendentes, o que pode atrasar o pagamento de restituições, por exemplo, o cidadão chegou a fazer a devolução em março, o que lhe dará o direito de receber nos primeiros lotes, no entanto, mediante exame do documento, a Receita Federal constatou que os dados eram incompatíveis e não haviam sido corrigidos pelo cidadão.

Portanto, vale a pena verificar se há problemas abertos. Isso pode ser feito da mesma forma descrita acima, ou seja, acessando a página de RF, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois clicando em “Visualizar Reembolso”.

Se uma ou mais inconsistências forem observadas na devolução, você pode simplesmente enviar a devolução corrigida e aguardar novos reembolsos

Como ocorre o pagamento 

 O pagamento do reembolso é feito direto na conta bancária indicada na declaração de imposto. Se por algum motivo o crédito não for feito – por exemplo, a conta ter sido desativada – os recursos ficarão disponíveis para reembolso por até um ano no BB. 

Dessa forma, o cidadão pode remarcar o crédito do valor de forma fácil e rápida pelo portal do BB ou ligar para a central de relacionamento do BB pelos telefones 

00-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outros) e 0800-729-0088 (especial telefone para surdos). 

 Se os contribuintes não devolverem o seu reembolso no prazo de um ano, eles devem solicitar mais uma vez o pagamento.

Receber pelo Pix

Este ano, também é possível obter a restituição do Imposto de Renda pelo PIX, desde que a chave do PIX seja o CPF do declarante.

É importante observar que não é possível inserir uma chave PIX que não seja o CPF. Em outras palavras, você não pode usar e-mail, telefone ou chaves aleatórias para receber reembolsos de impostos, e a data e a ordem do crédito estão sujeitas às preferências legais.

Também é possível pagar com PIX DARF emitido por um programa/app de imposto de renda quando o imposto for devido. O DARF receberá um código QR, deixando o pagamento mais fácil.

Marcações:

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.