Zox na Mídia

Notícias

Restituição do Imposto de Renda 2022 – Veja em qual lote irá receber

Publicado

em

A Receita Federal efetuou a segunda rodada de pagamentos referente a Restituição do Imposto de Renda na última quinta-feira, dia 30. Na época, foram beneficiados mais de 25 milhões de contribuintes, com um custo aproximado de 6,3 bilhões de reais. O pagamento é realizado em cinco parcelas, então quem  não foi incluído nas duas primeiras ainda pode recebê-lo.

Veja também:

Cashback de R$ 50 oferecido pela Nubank em compras na Shoppe – Veja como conseguir – Zox News

Novo Pagamento PIS PASEP 2022: Confira o calendário de saques – Zox News

Novas Formas de Saque Auxílio Brasil – Confira Tudo! – Zox News

No mais recente pagamento do reembolso da Restituição do Imposto de Renda, no  dia 30, os contribuintes com direito legal de preferência têm precedência. Isto é, os idosos e os deficientes. E, no entanto, aqueles que enviaram suas declarações fiscais até  19 de março deste ano. 

 Este público, teve o valor do pagamento ajustado em 1% a partir do valor anunciado na data em que a declaração foi enviada. Esse valor é baseado na tarifa selera e também será aplicado nas próximas três parcelas.

Consulte o pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2022

Assim que você enviar sua declaração de imposto de renda, o sistema automaticamente informará se tem o direito à Restituição do Imposto de Renda e a data que deve receber. No entanto, não dá uma previsão precisa de quando o dinheiro vai entrar na conta do contribuinte. 

 Com isso, caso queira, pode consultar a receita federal e, assim, saber quando de fato o dinheiro deve cair. Aprenda como fazer  passo a passo:

Primeiramente, acesse o site da Receita Federal e vá na opção “Imposto de Renda”; 

 Em seguida, selecione “Solicitar um reembolso”; 

 É necessário preencher as informações, como: CPF e data de nascimento do cidadão; 

 Quando estiver pronto, o sistema anunciará a possível data de pagamento. 

 Caso o contribuinte não efetue a Restituição do Imposto de Renda no prazo de um ano, a Restituição do Imposto de Rendadeverá ser solicitada através do Banco do Brasil. A opção é visitar o Portal de Retorno do BB ou ir até uma agência.

Como é feita a organização do calendário da Restituição do Imposto de Renda

Em geral, cada pagamento é feito a uma parcela dos privilegiados a receber o reembolso (grupo prioritário) e a outra parcela é paga até a data de emissão da declaração. Como resultado, aqueles que enviam primeiro também tendem a receber seus reembolsos primeiro. 

 Em 2022, o calendário de pagamento começa no final de maio e dura até o final de setembro. Os pagamentos ocorrem em geral no último dia útil de cada mês, portanto, o próximo pagamento – referente à 3ª parcela – está previsto para  29 de julho. 

No entanto, para que o cidadão verifique a data exata do recebimento, a Receita Federal costuma permitir a visualização em massa faltando poucos dias para o pagamento. A partir daí, cada colaborador pode verificar se aparece na lista de destinatários do mês.

Ver cheques pendentes da Restituição do Imposto de Renda

Um problema muito comum é o aparecimento de devoluções pendentes, o que pode atrasar o pagamento de restituições, por exemplo, o cidadão chegou a fazer a devolução em março, o que lhe dará o direito de receber nos primeiros lotes, no entanto, mediante exame do documento, a Receita Federal constatou que os dados eram incompatíveis e não haviam sido corrigidos pelo cidadão.

Portanto, vale a pena verificar se há problemas abertos. Isso pode ser feito da mesma forma descrita acima, ou seja, acessando a página de RF, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois clicando em “Visualizar Reembolso”.

Se uma ou mais inconsistências forem observadas na devolução, você pode simplesmente enviar a devolução corrigida e aguardar novos reembolsos

Como ocorre o pagamento 

 O pagamento do reembolso é feito direto na conta bancária indicada na declaração de imposto. Se por algum motivo o crédito não for feito – por exemplo, a conta ter sido desativada – os recursos ficarão disponíveis para reembolso por até um ano no BB. 

Dessa forma, o cidadão pode remarcar o crédito do valor de forma fácil e rápida pelo portal do BB ou ligar para a central de relacionamento do BB pelos telefones 

00-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outros) e 0800-729-0088 (especial telefone para surdos). 

 Se os contribuintes não devolverem o seu reembolso no prazo de um ano, eles devem solicitar mais uma vez o pagamento.

Receber pelo Pix

Este ano, também é possível obter a restituição do Imposto de Renda pelo PIX, desde que a chave do PIX seja o CPF do declarante.

É importante observar que não é possível inserir uma chave PIX que não seja o CPF. Em outras palavras, você não pode usar e-mail, telefone ou chaves aleatórias para receber reembolsos de impostos, e a data e a ordem do crédito estão sujeitas às preferências legais.

Também é possível pagar com PIX DARF emitido por um programa/app de imposto de renda quando o imposto for devido. O DARF receberá um código QR, deixando o pagamento mais fácil.

Publicidade