Zox na Mídia

Finanças

Vale a pena fazer a restituição antecipada do Imposto de Renda 2022? Descubra

Publicado

em

Você sabe o que é a restituição antecipada do Imposto de renda? Então é por meio desse conteúdo que você vai poder conferir. Dessa forma, é certo afirmar que logo depois da entrega da sua Declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas que atuam como contribuintes acabam aguardando o recebimento  da sua restituição.

Veja também:

Veja quais os benefícios do Cartão de Crédito Amazônia Card e como solicitar! – Zox News

Cartão Nubank Ultravioleta – Confira como solicitar Online! – Zox News

Cartão de Crédito Digimais: Benefícios, taxas e como solicitar! – Zox News

Sendo assim, quanto mais rápido a pessoa envia a sua declaração, ainda mais rápido será que o contribuinte vai receber a quantia da restituição, no qual segue um calendário de pagamentos que você pode conferi-lo abaixo. No entanto, esses contribuintes devem analisar se realmente a antecipação do recebimento da restituição vale mesmo a pena. Então, preparamos para as pessoas que se encontram em dúvida, vários tópicos explicando esse recurso. Acompanhe.

O que é a restituição antecipada do imposto de renda? vale mesmo a pena?

Para as pessoas leigas no assunto, podemos considerar a restituição antecipada do imposto de renda como um tipo de empréstimo. Sendo assim, nesse empréstimo os juros são cobrados mais na frente no momento de efetuar o pagamento ao banco. Entretanto, diversos especialistas no assunto, fazem o pedido de que as pessoas só devem usar esse recurso, caso os juros sejam maiores do que as taxas no qual são oferecidas pelo seu banco.

Ainda, também vale ressaltar que se acontecer erro no que diz a respeito da declaração, podem fazer com que o contribuinte demore a receber a sua restituição antecipada do Imposto de renda, e por esse motivo entrar em mais uma dívida.

É bem comum que as taxas de antecipação sejam bem perto das do  crédito consignado. Entre esses cinco anos, podemos dizer que os maiores bancos do Brasil ofertam juros que podem variar  de 1,69% a 2% por mês. Veja mais informações logo abaixo.

Bancos que oferecem antecipação da restituição do imposto de renda

Através desse texto, você vai poder conferir quais são os bancos no qual oferecem esse tipo de recurso. Ademais, é importante também ressaltar que são apenas alguns mais conhecidos, mas você pode conferir outros presentes no mercado.

Santander

Todas as pessoas que são correntistas poderão ter  acesso a antecipação de restituição através do aplicativo gratuito do Santander, bem como por meio do internet banking, da sua central de atendimento ou até por meios nas agências físicas Santander.

Ademais, se torna preciso que a pessoa consiga mostrar em mãos a sua declaração de imposto de renda. O mínimo valor de  antecipação é em torno de R $100.

Seu juros poderão sofrer com variações no que diz a respeito do perfil de cada cliente e seu valor começa em 1,69%.  Ainda, o contribuinte pode antecipar um valor destituído de até 100%. Por fim, no caso de não recebimento do seu amor até o prazo do último lote, a pessoa tem até o dia 20 de dezembro para efetuar o pagamento  da sua dívida ao banco.

Itaú

Com o Itaú você pode fazer a solicitação da restituição antecipada do Imposto de renda através tanto do aplicativo, como por meio do internet banking, canais de atendimento, caixas eletrônicos, e também  agências  físicas do banco.

Além disso, vale ressaltar que seu valor mínimo é de até  R$200, no qual possui juros que variam de acordo com cada cliente. a taxa média é de uma porcentagem de até 2% por mês. Não é preciso  que a pessoa interessada tenha seu limite pré-aprovado. Por fim, tal dívida deve ser paga  até o dia 21 de dezembro.

Banco do Brasil

Para fazer o pagamento da sua restituição, faz-se necessário que o contribuinte consiga indicar à Receita Federal a conta corrente.

Você pode solicitar a sua restituição antecipada do Imposto de renda por meio dos canais de atendimento tanto por meio dos canais digitais do banco do Brasil quanto indo a alguma agência. Ainda, logo depois de fazer o envio de forma eletrônica, vem o seu recibo de declaração.

Vale lembrar que seus juros começam de  1,99% por mês, podendo variar de acordo com o relacionamento do cliente com o banco do Brasil. Pessoas que são correntistas também poderão antecipar uma porcentagem de até 100% da quantia de restituição.

Aprenda a consultar a restituição antecipada do Imposto de renda 2022

Para que você possa fazer a consulta da restituição antecipada do Imposto de renda você pode entrar no Portal e-CAC, e em seguida se dirigir  até o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”. Já estando nessa página , os contribuintes  precisam digitar os seus CPFs, bem como o código para acesso ao login e senha. Ainda, também pode acessar com os seus dados cadastradas no gov.br.

Veja calendário da restituição antecipada do Imposto de renda 2022

A Receita Federal fez a prorrogação  de entrega no que diz a respeito da declaração dos ganhos que foram tidos no ano de 2021, no qual passou para o dia 31 de maio. Veja a seguir todo o calendário de restituição:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022
  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

Publicidade