Pular para o conteúdo
Início » Investir em bitcoin vale a pena? É seguro? Descubra

Investir em bitcoin vale a pena? É seguro? Descubra

Investir está se tornando uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros, mesmo entre pessoas que nunca fizeram esse tipo de negócio antes e entre quem não tem muito dinheiro para isso. Nesse contexto, um dos ativos que está chamando cada vez mais atenção entre investidores são as criptomoedas, entre outros motivos, devido a grande valorização que elas vêm sofrendo nos últimos anos. Sendo assim, se você tem interesse em investir em bitcoin, mas não sabe se vale a pena nem se é seguro, abaixo, esclarecemos esses e diversos outros pontos, confira!

Veja também:
Cartão de crédito BV Elo Grafite – Tire todas as suas dúvidas
Descubra tudo sobre o Cartão de crédito BTG+ Opção Básica
Cartão de crédito BV Mastercard Internacional – Veja os benefícios

O que é Bitcoin?

Criado para ser uma “moeda digital”, o Bitcoin é a mais popular entre todas as criptomoedas que existem atualmente. Isso acontece devido ao fato de que, além da enorme valorização do Bitcoin em pouco tempo (dentro de 24 horas, por exemplo, essa moeda já teve valorização de aproximadamente 20%), algumas empresas já chegaram a aceitar Bitcoin como forma de pagamento para os seus produtos, por exemplo, a Tesla (que posteriormente retirou essa forma de pagamento).

De maneira resumida, podemos dizer que o Bitcoin é a moeda do futuro. Nesse contexto, o produto é descentralizado (ou seja, não responde a nenhuma autoridade central, o que significa que o próprio mercado financeiro regula o preço dele), o valor do Bitcoin não está atrelado a nenhuma moeda e as transações financeiras feitas com ele são extremamente seguras, pois contam com criptografia e com o Blockchain.

O que é o Blockchain?

Em linhas gerais, podemos explicar o blockchain como sendo um sistema usado para registrar todas as transações financeiras que são realizadas utilizando o Bitcoin. Nesse contexto, a segurança dessa técnica é explicada, entre outras razões, pelo fato de que o sistema é aberto (ou seja, qualquer pessoa pode verificar as informações contidas nele, o que evita fraude) e uma vez que a informação foi registrada na rede de computadores, não existe mais forma de apagá-la.

Além disso, antes de uma transação financeira ser registrada no blockchain, ela precisa ser analisada por diversos computadores que estão ligados na rede e todos os dados são criptografados. Sendo assim, mesmo sendo uma moeda virtual, as chances de acontecer um ataque hacker na central de computadores que faça com que as moedas sumam, por exemplo, é praticamente zero, pois são altos os níveis de segurança do Bitcoin.

Qual é o perfil ideal que um investidor precisa ter para comprar Bitcoin?

O Bitcoin é um ativo financeiro como diversos outros, porém, por fatores que ainda vão ser explicados ao longo deste artigo, comprar a criptomoeda pode ser considerado uma transação um pouco arriscada. Nesse contexto, negociar com ele é uma atividade indicada apenas para pessoas que têm um perfil financeiro mais arrojado, ou seja, que possuem experiência o suficiente para saber quando comprar, quando vender e quais são as tendências do mercado. No entanto, isso não quer dizer que pessoas com perfil moderado não possam comprar Bitcoin.

Quais são os riscos de comprar Bitcoin?

Como dito anteriormente, investir em Bitcoin pode proporcionar alguns riscos. Abaixo, explicamos quais são eles:

  • Por ser descentralizado (ou seja, não ter ligação com nenhuma pessoa, empresa ou país), o Bitcoin não é regulamentado pelas agências reguladoras, tendo em vista que não há a quem culpar caso aconteça algum problema. Dessa forma, as negociações deste produto são feitas com os critérios que os próprios donos de Bitcoin determinam, o que nem sempre pode ser justo para todas as partes;
  • O Bitcoin é um produto digital, mas que não é armazenado online. Sendo assim, você precisa ter cuidado de não deixar o arquivo do seu Bitcoin em qualquer computador que tenha vírus ou, por exemplo, e até mesmo para não apagar o arquivo do seu computador;
  • A aceitação do Bitcoin como moeda financeira para comprar mercadoria ainda é bastante baixa;
  • As tendências de valorização e desvalorização no preço do Bitcoin não seguem os mesmos critérios do mercado de ações e nem sempre apresentam uma lógica clara, o que dificulta um pouco saber qual é o futuro dessa moeda;
  • Há quem acredite que a valorização do Bitcoin seja apenas resultado de uma “bolha financeira” (leia mais sobre o assunto e crie seus próprios argumentos sobre essa teoria);
  • Você, ao comprar um Bitcoin, não é acobertado pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • Por não ser regulamentado, o Bitcoin não possui limite diário de oscilação de preço. Sendo assim, pode ser que ele valorize muito de uma hora para outra ou que perca totalmente o seu valor sem aviso prévio.

Cuidados que você precisa tomar antes de investir em Bitcoin:

Por ser um investimento considerado de risco, antes de investir, é muito interessante que você tenha conhecimento básico sobre como essa moeda funciona, os riscos que o investimento pode trazer, como escapar de perder dinheiro (se esse for o caso), como fazer para que os seus Bitcoins rendam mais, entre outros temas. Por esse motivo, abaixo, separamos algumas fontes que você pode usar para se informar a respeito disso:

  • Blogs na internet que falam sobre finanças (procure sempre se informar em fontes confiáveis e que fazem um trabalho sério);
  • Vídeos no YouTube, caso você seja uma pessoa mais visual e prefira ver (o mesmo cuidado deve ser tomado, procure sempre se informar em fontes confiáveis e que fazem um trabalho sério);
  • Livros sobre Bitcoin (por exemplo, “Bitcoin: A moeda da Era Digital” de Ulrich; “Mastering Bitcoin” de Antonopoulos e vários outros);
  • Ouça Podcasts sobre o tema;
  • Converse com amigos que entendem sobre o assunto e peça orientação;

Afinal, vale a pena comprar Bitcoins?

Desde que você tenha cuidado de comprar Bitcoins em corretoras confiáveis e que tenha consciência de que essa criptomoeda é um ativo de risco assim como diversos outros, vale – e muito – a pena comprar Bitcoins, especialmente no momento em que estamos, pois a moeda está um pouco desvalorizada, mas as previsões são de aumento do seu valor. Sendo assim, se você está disposto a pagar por Bitcoins, então ele é um ótimo investimento. 


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.