Pular para o conteúdo
Início » Saque extraordinário do FGTS: Confira o prazo para fazer o saque

Saque extraordinário do FGTS: Confira o prazo para fazer o saque

  • por

O Saque extraordinário do FGTS é uma possibilidade do trabalhador retirar uma parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

No entanto, é algo facultativa, ou seja, pode ser sacado ou não, depende se o trabalhador deseja.

A seguir, confira mais informações sobre o Saque extraordinário do FGTS.

Saque extraordinário do FGTS

O Saque extraordinário do FGTS é um benefício facultativo, ou seja, pode ser sacado ou não, fica a critério do trabalhador.

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os profissionais que ainda não movimentaram o valor de R$ 1 mil poderão pedir a retirada do valor e o saque ocorre até o dia 15 de dezembro de 2022.

Além disso, a Caixa informou que em média R$ 9,2 milhões em recursos do saque ainda não foram movimentados pelos profissionais até o fim de agosto.

Tem direito ao Saque extraordinário do FGTS, o profissional com carteira assinada que tem saldo disponível em sua conta do FGTS.

E para acessar o valor, o banco destinou uma conta Caixa Tem em nome do profissional e o crédito é feito de forma automática na conta.

Através do aplicativo, existe a possibilidade de receber e transferir o dinheiro, pagar boletos, poupar, receber pagamentos, transferências Pix, comprar com QR Code em maquinetas.

E por meio do cartão de débito virtual, será possível realizar compras em aplicativos de entrega ou de música/vídeo e compras pela internet.

Ademais, se o valor não estiver disponível automaticamente na conta do profissional, o mesmo terá que solicitar a liberação dos recursos.

No entanto, pode ocorrer do recursos estar bloqueado, se: os dados forem inconsistentes; tiver ocorrido o saque-aniversário; pedido de devolução de valor recolhido pelo empregado ou alguma determinação judicial.

Por fim, os valores bloqueados na conta do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não serão disponibilizados.

Quando posso sacar o FGTS?

Para além do Saque extraordinário do FGTS, é possível sacar o FGTS:

  • Financiamentos imobiliários pelo SFH;
  • Demissão sem justa causa;
  • Profissionais ou dependentes que estejam em estágio terminal por causa de uma doença grave;
  • Para trabalhadores com 70 anos ou mais;
  • Final do vínculo empregatício por acordo entre empregado e empregador;
  • Rescisão por término de contrato por período determinado;
  • Compra de casa própria;
  • Rescisão por falência da empresa;
  • Calamidade pública, como vendavais e enchentes;
  • Rescisão por força maior ou culpa recíproca;
  • Aposentadoria;
  • Profissionais a três anos ininterruptos sem registro na Carteira de Trabalho;
  • Suspensão do trabalho avulso por período igual ou superior a 90 dias;
  • Titular ou dependente portador de HIV;
  • Trabalhadores ou dependente diagnosticados com câncer;
  • Falecimento do titular – os herdeiros habilitados poderão sacar;
  • Saque-aniversário.

É obrigatório sacar o valor referente ao Saque extraordinário do FGTS?

Não, o Saque extraordinário do FGTS é facultativo, ou seja, se o trabalhador não quiser, poderá indicar que não quer receber o valor e assim o valor não é debitado da conta do FGTS.

Nesse sentido, o profissional deverá entrar no aplicativo FGTS ou ir em uma agência da Caixa Econômica Federal e informar que não deseja receber o crédito.

Além disso, mediante a efetuação do crédito na  Conta Poupança Social Digital, o profissional poderá se desfazer do crédito automático, através dos mesmos canais até o dia 10 de novembro.

Ademais, se o valor estiver na Poupança Social Digital do trabalhador e a conta não for movimentada até 15 de dezembro, os valores retornarão a conta do FGTS, corrigidos devidamente.

LEIA TAMBÉM:

Consulta Saque extraordinário do FGTS

Para consultar o Saque extraordinário do FGTS, é possível entrar no site da Caixa Econômica Federal ou ir em uma agência, ou pelo aplicativo do FGTS.

Além disso, ao consultar o site do FGTS, o profissional consultará a data de crédito na  Conta Poupança Social Digital, se o profissional tem direito ao Saque extraordinário do FGTS.

Ademais, por meio do aplicativo FGTS e por meio das agências físicas da Caixa Economia Federal, será possível:

  • Avisar que não deseja receber o crédito do valor;
  • Consultar o valor a ser creditado;
  • Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
  • Pedir o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
  • Mudar o cadastro para desenvolver de Conta Poupança Social Digital.

Fontes: Rede Jornal Contábil e Mix Vale 


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.