Pular para o conteúdo
Início » Renegociação de dívidas FIES: Agora estudantes podem fazer pelo aplicativo!

Renegociação de dívidas FIES: Agora estudantes podem fazer pelo aplicativo!

  • por

A Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo destinado aos estudantes e ex-estudantes que contrataram o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil com essa instituição, para Renegociação de dívidas FIES.

Desse modo, os estudantes poderão consultar informações de contrato, gerar boletos, renegociar as parcelas atrasadas.

De acordo com a resolução publicada pelo Governo Federal, os contratos assinados até 2017 podem passar por renegociação a partir de primeiro de setembro.

Inclusive, os descontos na dívida do Fies podem chegar até 99%, ou seja, um desconto ótimo. De acordo com a Caixa, cerca de R$ 1,2 milhões de alunos vão poder negociar contratos com o banco.

E o prazo de renegociação fica entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2022.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

O FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado pelo Ministério da Educação e que já facilitou o ingresso e formação de diversos estudantes em instituições de ensino privadas.

Desse modo, o FIES foi criado em 1999, como um programa voltado a jovens que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada.

Além disso, é uma forma de garantir que mais jovens tenham acesso à formação superior e facilitar a conquista do diploma universitário.

Nesse sentido, o Fies funciona como uma maneira de subsidiar o pagamento de prestações mensais referentes as mensalidades das faculdades, enquanto o aluno cursa o ensino superior.

Ademais, após terminar o curso e se formar, o jovem tem uma período de até 5 anos para ingressar no mercado de trabalho e consequentemente pagar integralmente sua dívida com o Ministério da Educação.

Contudo, mesmo com o longo prazo oferecido para os beneficiários do programa adentrarem no mercado de trabalho e conseguirem pagar o financiamento, ainda existe dificuldade.

Isso ocorre, devido ao alto valor da dívida e a dificuldade encontrada por muitos para entrarem no mercado de trabalho.

Com isso, os beneficiários do programa ficam inadimplentes e sujam o nome, estando listados nos órgãos de proteção ao crédito.

E o grande problema é que as taxas de inadimplência estão cada vez maiores, mas o Governo Federal irá fornecer a possibilidade de Renegociação de dívidas FIES.

Aplicativo de Renegociação de dívidas FIES

Os estudantes que tem dívidas junto ao Fies, terão acesso a partir do dia primeiro de setembro a um aplicativo de Renegociação de dívidas FIES.

Desse modo, o refinanciamento das parcelas atrasadas terão prazos e descontos variáveis, entre 12% e 99% de desconto.

O aplicativo de Renegociação de dívidas FIES está disponível para celulares Android e iPhone.

De acordo com a Caixa, em torno de 1,85 milhões de clientes, poderão consultar informações e cerca de 1,2 milhões poderão fazer Renegociação de dívidas FIES.

Além disso, o aplicativo permite realizar consultas de informações sobre geração de boletos e contratos.

E por meio do aplicativo, será possível conferir se o contrato pode ser renegociado, aderir a condições de renegociação, simular parcelas.

Ademais, a renegociação pode ser pedida entre dia 1 de setembro e 31 de dezembro de 2022.

Como fazer a Renegociação de dívidas FIES

Para fazer a Renegociação de dívidas FIES, é necessário:

  1. Baixar o aplicativo de Renegociação de dívidas FIES e entrar no aplicativo;
  2. Em seguida, verificar se o contrato está apto para renegociação e analisar as informações do contrato;
  3. Depois, simule os tipos de Renegociação de dívidas FIES disponíveis para o contrato;
  4. Confirme as informações da Renegociação de dívidas FIES e adere à renegociação, aceitando o termo aditivo;
  5. Realize a emissão do boleto de entrada da Renegociação de dívidas FIES.

Ademais, a renegociação será de fato efetivada, quando a primeira parcela for paga.

Além disso, se quiser ver o resumo de informações do contrato entre na opção Meu Fies, para ver ou gerar boletos das parcelas abertas, clique em boleto.

E para ter acesso a informações cadastrais do Fies, clique na alternativa perfil.

Leia também:

Como funcionará os descontos da Renegociação de dívidas FIES?

Cada perfil de estudante contará com condições de Renegociação de dívidas FIES especifica, para pagar suas dívidas.

Ademais, fatores como o valor da dívida e o prazo de atraso, serão fatores considerados na Renegociação de dívidas FIES.

Contudo, estima-se que os descontos fiquem em torno de 12% a 99% do valor integral da dívida e as prestações mensais poderão ser pagas em até 150 vezes.

Mas, o estudante poderá conhecer a porcentagem de descontos e número de parcelas, por meio do aplicativo de Renegociação de dívidas FIES.

Fontes: O Tempo, Agência Brasil EBC e Notícias Concursos.

Marcações:

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.