Pular para o conteúdo
Início » Como funciona o financiamento de veículos BNDES?

Como funciona o financiamento de veículos BNDES?

  • por

Se você é empresário ou microempresário, provavelmente já conhece o BNDES e todas as vantagens que os empréstimos que essa instituição pode oferecer para a sua empresa.

Nesse contexto, este artigo tem por objetivo te informar sobre os principais pontos que o financiamento de veículos BNDES possui, bem como ele funciona, as vantagens, como fazer para solicitá-lo, entre outras coisas. Confira abaixo!

Veja também:
Descubra tudo sobre o financiamento de veículos iCarros
Conheça o financiamento de veículos Porto Seguro
Empréstimo para negativados Crefisa – Conheça os benefícios

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, popularmente conhecido pela sua sigla BNDES, é uma instituição financeira administrada pelo Governo Federal. Criada com o objetivo de realizar investimentos que promovam o crescimento e o desenvolvimento tanto público quanto privado, a empresa que tem quase 70 anos de história é, hoje, considerada uma das maiores instituições financeiras do mundo.

Como campo de atuação, o BNDES trabalha oferecendo crédito a pequenos, médios e grandes empresários de todo o país, além de estados e municípios, com taxas de juros baixas, melhores condições de pagamento, entre outras coisas. Dessa maneira, a empresa atua oferecendo ao brasileiro a opção de crescer, gerar empregos em todos os estados, promover a inclusão social e diversas outras coisas.

Para ter acesso a um desses produtos financeiros oferecidos pelo BNDES, o potencial cliente deve propor um negócio que possua impacto econômico e socioambiental significativo no país. Sendo assim, se você está precisando de dinheiro para fomentar o seu negócio, um financiamento do BNDES pode ser a solução ideal para o seu problema.

Como funciona o financiamento de veículos BNDES?

Como dito anteriormente, o BNDES atua oferecendo crédito a baixo custo para que empreendedores ao redor do país sejam capazes de crescer, gerar empregos e prosperar, causando impactos socioeconômicos positivos para a(s) comunidade(s) onde atua(m). Nesse contexto, no que diz respeito ao financiamento de veículos promovido pela empresa, ele possui as seguintes características:

  1. O financiamento só pode ser solicitado por empresas que possuem sede no Brasil ou por órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
  2. O financiamento só cobre veículos que serão utilizados para causar impacto positivo na empresa, ou seja, que são necessários para a realização do trabalho e/ou serviços;
  3. Os veículos comprados com esse financiamento não podem ser vendidos nem alugados a terceiros enquanto não forem regularizados;

No que diz respeito ao valor máximo que pode ser financiado pelo BNDES, ele depende da receita que uma empresa possui durante um ano. Por exemplo, de acordo com a classificação em que o seu negócio se encaixa, grande empresa, média empresa, pequena empresa, microempresa, o valor limite para ser financiado e as taxas de juros oferecidas por esse financiamento podem ser maiores ou menores.

Nesse contexto, você pode financiar os seguintes equipamentos:

  • Ônibus e equipamentos de grande porte (desde que possuam eficiência energética);
  • Equipamentos de informática e/ou de automação (desde que possuam tecnologia nacional);
  • Equipamentos e máquinas;

Para fechar um desses negócios, você precisa oferecer uma garantia, que são:

  • Se você precisa de apoio que seja direto: precisa oferecer propriedades, penhor, hipoteca, entre outras;
  • Se você precisa de apoio que seja indireto: você vai negociar essa garantia com a instituição financeira que você escolheu;

Como fazer uma simulação de financiamento BNDES?

Antes de solicitar um financiamento do BNDES, é muito importante que você faça a simulação dessa negociação, pois, assim, você poderá saber mais informações sobre as taxas de juros que lhe serão oferecidas, sobre as condições de pagamento que poderão ser utilizadas, entre outras coisas. Para isso, o ideal é que você se dirija até uma das agências BNDES espalhadas pelo país ou entre em contato com alguma instituição que está credenciada junto a esse banco (consulte no site oficial do BNDES a lista de empresas que podem realizar essa operação e descubra a que está mais perto de você).

Quais são as vantagens do financiamento de veículos BNDES?

Como dito anteriormente, o objetivo do BNDES é oferecer crédito aos brasileiros. No entanto, diversas instituições brasileiras e estrangeiras fazem a mesma coisa atualmente. Nesse contexto, quais são as vantagens do financiamento de veículos oferecido pelo BNDES? Abaixo, separamos algumas:

  • O BNDES é uma instituição financeira bastante confiável, pois é administrada pelo Governo Federal, o que dá bastante credibilidade ao negócio (você pode solicitar o seu financiamento sem medo);
  • Existem agências do BNDES espalhadas por todo o país e você pode escolher a mais próxima da sua casa para solicitar o seu financiamento;
  • Como o objetivo da empresa é facilitar o acesso a crédito, o processo de financiamento é bastante rápido (se comparado com outras instituições financeiras);
  • As taxas de juros oferecidas pelo BNDES são as melhores do país;
  • As condições de pagamento oferecidas pelo BNDES tornam o financiamento bastante acessível;
  • Existem “programas” para fomentar o empreendedorismo através dos financiamentos do BNDES;
  • Entre outras coisas;

Taxa de financiamento BNDES

No que diz respeito às taxas de financiamento que são oferecidas pelo BNDES, elas são formadas pela soma do Custo Financeiro + Remuneração do BNDES + Taxa variável (de risco). Abaixo, tem uma tabela que explica como é calculada essas taxas:

ModalidadeCusto FinanceiroRemuneraçãoTaxa de Risco
Financiamento para empresaIPCA + 2,99% a.a.1,3% ao anoVaria de acordo com o perfil financeiro do cliente
Financiamento públicoIPCA + 2,99% a.a.1,3% ao ano0,1% ao ano, caso o financiamento tenha garantia oferecida pela União ou, caso contrário, a taxa é personalizada
Financiamento indiretoIPCA + 2,99% a.a.1,45% ao anoDepende da instituição que intermediou a negociação

Quanto tempo leva para o BNDES aprovar um financiamento?

De acordo com o site oficial do BNDES, o financiamento é uma negociação que acontece de forma bastante rápida, levando, em média, 30 dias para ser concluída. No entanto, esse prazo é uma média e o resultado da aprovação pode ser obtido em um tempo menor ou maior, a depender da demanda da instituição, da necessidade de novos documentos para comprovar informações, entre outras coisas.

Vale a pena solicitar esse financiamento?

O financiamento de veículos oferecido pelo BNDES é um dos que, atualmente, valem mais a pena para pessoas que são empresárias, independente do tamanho da empresa. Isso porque esse negócio oferece, como já apontado anteriormente, as melhores taxas de juros que estão disponíveis no mercado e as melhores condições de pagamento, o que torna os produtos bastante acessíveis.

Canais de atendimento BNDES

Até aqui, te mostramos as principais características do financiamento de veículos que é oferecido pelo BNDES. No entanto, caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse produto, entre em contato com a empresa através do:

  • Central de atendimento: 0800 702 6337 de qualquer região do país;
  • Ouvidoria: 0800 702 6307;

AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.