Pular para o conteúdo
Início » Passos para você escolher a melhor corretora de criptomoeda

Passos para você escolher a melhor corretora de criptomoeda

A corretora de criptomoeda é uma empresa, mais especificamente uma plataforma eletrônica especializada no intermédio de compra e venda de criptomoedas, entre compradores e vendedores.

A empresa que atua como corretora de criptomoeda, também é denominada como exchanges, e asseguram que as partes intermediadas recebam o que foi acordado entre ambos.

Além disso, a corretora de criptomoeda se assemelha a uma corretora tradicional, pois faz o intermédio de compra e venda, e recebe o pagamento pelo seus serviços.

Mas, no mercado atual são encontrados muitos golpes e empresas irreais, por isso, é importante estar atento e realizar alguns passos para encontrar a melhor corretora de criptomoeda. Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, te ajudaremos.

Veja também:
Descubra se investir em bitcoin vale a pena ou não
Cartão de crédito BV Elo Grafite – Tire todas as suas dúvidas
Descubra tudo sobre o Cartão de crédito BTG+ Opção Básica

Corretora de criptomoeda: do que se trata?

Corretora de criptomoeda se trata de uma plataforma eletrônica, que possibilita a venda e compra de criptoativos como tokens e moedas digitais. Além disso, a corretora de criptomoeda também é denominada exchanges e conectam vendedores a compradores, assim como garantem que ambas as partes receberão o que foi acordado.

As corretoras de criptomoedas também são a maneira mais segura de comprar e vender criptomoedas, visto que, os investidores podem negociar diretamente entre si, e realizar transações de criptoativos.

Porém, o comprador paga de forma antecipada pelas criptomoedas, e não conhece o vendedor, que pode ser alguém não confiável. Essa transação direta entre usuários chama-se P2P, e o comprador não consegue rastrear a origem do recurso, o que aumenta os riscos de negociações diretas.

Sendo assim, para evitar esses problemas, a corretora de criptomoeda é a forma mais segura e indicada de comprar e vender moedas digitais, uma vez que as mesmas atuam como corretoras tradicionais, cobram taxas pelos seus serviços, liquidação e intermédio, mas asseguram que as operações sejam realizadas de acordo com a legislação vigente e de maneira idônea.

Como negociar em um corretora de criptomoeda?

Existem duas formas de negociar em uma corretora de criptomoeda, a primeira é através do mercado, nesse sentido, o usuário deposita dinheiro na conta da empresa para ter saldo na conta pessoal da plataforma, em seguida, pode negociar a compra e venda das criptomoedas que a corretora de criptomoeda negocia. Por último, o usuário escolhe o número de criptoativo desejado e confirma a operação.

A segunda forma é através de ordens limitadas, nesse sentido, o usuário programa suas ordens de venda ou de compra, e quando chega ao valor que ele deseja comprar ou vender ocorre a compra ou venda automática.

Dicas para encontrar a melhor corretora

Escolha uma corretora de criptomoeda no país que você está negociando suas criptomoedas

O primeiro passo para escolher um corretora de criptomoeda é analisar a localização, pois a legislação sobre os criptoativos podem ser distintos, de acordo com cada país. Por isso, é necessário escolher uma corretora de criptomoedas no país que você deseja negociar moedas digitais.

Os brasileiros podem escolher as seguintes corretoras: Mercado Bitcoin criada em São Paulo, no ano de 2013; Ripio criada na Argentina em 2013 e FoxBit criada em São Paulo em 2014.

Verifique a existência da corretora de criptomoeda

Analise o CNPJ, quadro societário, endereço, pesquise dados sobre a empresa para verificar a existência da corretora de criptomoeda, e não cair em golpe.

Verifique que tipo de investidor você é

É necessário verificar o tipo de investidor que você é para que escolha uma corretora de criptomoeda, de acordo com sua preferência, por exemplo, se você deseja investir em Bitcoin a longo prazo, não tem lógica contratar uma corretora que negocie apenas com altacoins.

Mas, se você deseja investir em altacoins, precisa analisar o número de altacoins que a corretora negocia, o valor, as taxas.

Determine os ativos que te interessam

O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida, consequentemente, os novos investidores aplicam nesse ativo, e se você iniciou nesse mercado recentemente, comece investindo em bitcoin e avance quando estiver preparado e com os conhecimentos necessários.

As corretoras de criptomoeda precisam volume de cada moeda ou de liquidez para ofertá-la, sendo assim, determine previamente os ativos que te interessam e que você deseja investir, negociar, para escolher a melhor corretora de criptomoeda.

Algumas corretoras confiáveis e sólidas no mercado, que possuem uma grande diversidade de criptoativos, ou altacoins são: Binance US, Binance e Bittrex Global.

Analise o método de pagamento e taxas pagas

O método de pagamento utilizado, se relaciona diretamente as tarifas pagas pelo investidor. Geralmente, o método de pagamento mais simples é o cartão de débito e crédito, porém são os que conta com taxas mais altas.

As taxas são variáveis de acordo com a corretora de criptomoeda escolhida, podem ser cobradas por meio de uma moeda fiduciária ou em Bitcoin e incluem:

  1. Taxas de conversão: são ganhos pela corretora de criptomoeda e variáveis, pois dependem do método de pagamento utilizado pelo investidor;
  2. Taxas de “maker” e “taker”: são ganhos pela corretora de criptomoeda, sendo calculadas como uma porcentagem de venda ou compra, e é baseada, normalmente no volume de negociações dos 30 últimos dias. As taxas taker são mais altas, uma vez que tomam liquidez do mercado, e as taxas maker são mais baixas, uma vez que acrescentam liquidez ao mercado;
  3. Taxas de rede:  garantem que a transação seja processada por mineradores rapidamente.

Verifique a liquidez

Analise o número de negociações da corretora de criptomoeda, pois se ele for elevado indica que diversos usuários utilizam a plataforma para venda e compra de criptoativos, e quanto maior o número de negociações, melhor a liquidez da plataforma. 

Se atente aos períodos de transações

É necessário estar atento aos prazos de saques e depósitos em reais ou criptomoedas, oferecido pela corretora de criptomoeda, para optar pela opção que se encaixa com seu perfil e estratégia.

Escolha uma corretora segura

É necessário que a corretora de criptomoeda escolhida proporciona proteção e segurança contra ataques e invasões da hackers. 

Atualmente, sabe-se que corretoras de criptomoeda descentralizadas, ou seja, aquelas que assumem a custódia dos ativos dos usuários, pois atua sem uma autoridade central portando essa custódia, são seguras, visto que não armazena os ativos nas carteiras da corretora, e assim não existe o que hackear. Além disso, a corretora de criptomoeda descentralizada simplifica a negociação ponto a ponto. 

Verifique se a corretora de criptomoeda utiliza o procedimento 2FA

O procedimento 2FA é a autentificação de dois fatores, nesse sentido, se trata de um procedimento de segurança para transações online e funciona do seguinte modo: o 1º fator é pedir a senha cadastrado pelo usuários, e o 2º fator pode ser a impressão digital, token, código mandado por meio do SMS, reconhecimento facial e mais.

Além disso, conheça a corretora de criptomoeda que você contratará, se a mesma é idônea e se possui uma Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.

Determine se deseja investir em contratos futuros

Contratos futuros são acordos de venda compra de um ativo, por um valor fixo e um prazo posterior. Dessa forma, os contratos futuros contam com alta alavancagem, ou seja, os aplicadores não precisam investir 100% de valor do contrato quando realizam a abertura de uma posição, visto que investem um valor inicial. Lembrando que é necessário compreender bem esse investimento, pois apesar da alavancagem ser atrativa, tanto o investidor pode lucrar bem, quanto ter altos prejuízos.


AVISO LEGAL

O ZoxNews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos na Zox News. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.

Copyright © 2023 ZoxNews.Net.